sexta-feira, 29 de julho de 2011

Municípios potiguares preparam-se para a Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação

Estudantes da UERN receberam o convite para a Mobilização
O Rio Grande do Norte (RN) vai comemorar a primeira Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação no período em que incidir a data de 19 de setembro. Educadores, gestores públicos da educação, famílias, estudantes de escolas públicas, lideranças sociais e religiosas de diversos municípios vêm recebendo o convite, dos membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação que atuam na região metropolitana de Natal, para participar das atividades alusivas ao tema.

A programação do período deverá destacar a sanção, por parte da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini Rosado, ocorrida em 14 de julho de 2011, da primeira lei do país que institui o Dia Estadual de Mobilização Social pela Educação. A Lei n.º 9.503 foi publicada na edição de n.º 12.501 do Diário Oficial do Estado, no dia 15 de julho.

Vera Cruz

Verônica Azevedo explica as ações de Mobilização em Vera Cruz
Nesta quinta-feira, 28 de julho, os mobilizadores de Natal visitaram a cidade de Vera Cruz, a 37 quilômetros de Natal, a convite da secretária municipal de Educação, Fátima Viegas, para divulgar, em atividade realizada na Escola Municipal Filomena Cúrsio Cabral, a importância da interação família-escola-comunidade para a melhoria da qualidade da educação.

Participaram do encontro os professores, os funcionários e a gestora da unidade de ensino, Luciana da Silva Ferreira, a técnica da Secretaria de Educação, Verônica Pereira de Azevedo e os alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que desenvolvem o programa Trilhas Potiguares.

Ione Freitas e Luciana Ferreira
Durante a atividade em Vera Cruz, a mobilizadora Ione Campos Freitas ressaltou a importância da garantia de participação dos representantes do município na programação da Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação. Ione também lembrou a contribuição que cada integrante da comunidade escolar pode oferecer na busca por um ensino de qualidade. Estimulou, ainda, a promoção de iniciativas locais de incentivo à participação dos pais na vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Lages

No dia 24 de junho, foi a vez do município de Lages, a 125 quilômetros de Natal, receber a visita de um mobilizador. O gerente de Responsabilidade do Social do Serviço Social da Indústria (SESI/RN), Marcelo Dantas, que colabora com as ações do Comitê Natal, divulgou a importância da interação família-escola-comunidade durante as atividades do Programa Criança 2000. Ao longo da programação realizada em Lages, Marcelo Dantas distribuiu exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e conversou com as famílias a respeito da importância da atenção dispensada à trajetória de estudos de crianças e adolescentes.

Com informações de Ione Campos de Freitas, representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Natal

Nenhum comentário: