sexta-feira, 1 de julho de 2011

Estreito (MA) mobiliza escolas e famílias para melhorar a educação

Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, pais de alunos e lideranças religiosas, além de representantes de associações de bairro, do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, nos dias 28 e 29 de junho, da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Estreito, no Maranhão. Promovida pela Semed em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a atividade teve como objetivo fortalecer e ampliar as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade no município.

Autoridades locais e representante do MEC compuseram
a mesa de Abertura da Oficina
Conduzidas pela coordenadora nacional da Mobilização Social pela Educação do MEC, Linda Goulart, as exposições da Oficina deram destaque ao Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE). A contribuição que pode ser oferecida pelos mobilizadores, por meio de sua atuação, para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município também foi enfatizada durante a programação do evento. Linda Goulart ainda apresentou informações sobre os principais programas desenvolvidos pelo poder público em prol da melhoria da qualidade da educação em todo o País.

Cerca de 50 mobilizadores participaram do evento
Para destacar a responsabilidade de todos os cidadãos em relação à busca de qualidade para a educação pública, Linda Goulart incentivou os participantes a refletirem sobre o papel dos mobilizadores sociais pela educação e sobre a importância da participação dos pais no cotidiano de estudos dos alunos. Indicou, ainda formas de estimular a interação entre a família e a escola.

Entre outros depoimentos dos participantes da Oficina, a diretora de escola  Zeila Nogueira relatou como os eventos festivos nas unidades de ensino têm contribuído para aumentar o envolvimento dos familiares. Ela também destacou que, por meio de visitas às casas dos alunos e às suas famílias, a escola tem conseguido melhorar o aproveitamento do ensino.


A Oficina também contou com a presença do prefeito de Estreito, José Gomes Coelho, do vereador Pedro Pimentel e da secretária municipal de Educação, Analdiane Brito Noleto.

A secretária de Educação enfatizou a importância da atividade de formação para a união dos diversos segmentos sociais em prol melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas do município. “Espero que a partir da participação dos presentes se fortaleça o laço e se formem novos mobilizadores sociais pela Educação”, complementou.

De acordo com a conselheira tutelar Maria Paixão, o trabalho de mobilização e a conscientização das famílias sobre a importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos possuem finalidades semelhantes às ações do Conselho Tutelar. “Os conselheiros tutelares fazem parte da Mobilização e estão aptos a atenderem a todas as solicitações, principalmente no combate à evasão escolar”, declarou Maria.

Cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos


O conteúdo da Cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos e as estratégias de divulgação da publicação à comunidade estiveram entre os principais tópicos de discussão da Oficina. Para subsidiar as atividades de mobilização das famílias, a Prefeitura Municipal de Estreito personalizou a versão mais recente da cartilha com imagens de estudantes, pais e profissionais da educação do próprio município.


A secretária de Educação, Analdiane Brito, relatou que a publicação vem sendo distribuída nas escolas públicas de áreas urbanas e rurais, por meio de trabalho itinerante da Semed. Além das escolas, a cartilha tem sido utilizada como instrumento para mobilizar a comunidade das instituições religiosas do município.

Os participantes da Oficina destacaram o potencial das lideranças religiosas em difundir a Mobilização Social pela Educação e apontaram jornais, programas de rádio e grupos de estudos das igrejas como formas de alcançar ainda mais famílias com a mensagem da Cartilha. Para o representante da Igreja Batista Nacional, Pastor Paulo Afonso, a igreja tem também um papel social a cumprir. “A igreja não é lugar apenas de ler a bíblia, mas também de tratar de questões sociais e familiares”, afirmou.


Com informações de Elana Abreu e Mônica Coelho Bifon, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Estreito (MA).

Nenhum comentário: