sexta-feira, 22 de julho de 2011

Participação da família e da comunidade no cotidiano escolar é prioridade dos mobilizadores de Campo Grande

Ampliar a participação das famílias e da comunidade nas decisões pedagógicas e administrativas das instituições de ensino municipais e nas atividades do programa Escola Aberta é um dos principais objetivos do Plano de Ação colocado em prática, em 2011, pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Por meio de sua atuação, o grupo busca estimular a melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas do município.

O Plano de Ação da Mobilização Social pela Educação desenvolvido em Campo Grande neste ano envolve duas etapas de trabalho. A primeira prevê entre seus objetivos demonstrar aos pais e responsáveis os benefícios que a participação nas atividades do Programa Escola Aberta/Escola Viva oferecem à comunidade; buscar o apoio dos professores de escolas bíblicas dominicais e catequeses no incentivo à interação família-escola; e sensibilizar as famílias para a importância da atenção oferecida ao cotidiando de estudos do aluno.

Para o desenvolvimento dessa etapa, o Comitê de Campo Grande realizou, no mês de abril, a Semana da Família na Escola. Vem promovendo, ainda, palestras direcionadas aos participantes do Programa Escola Aberta, exposições conduzidas por promotores da Infância e Juventude e atividades sociais nos bairros, com foco na valorização da educação para o desenvolvimento do indivíduo.

O fortalecimento dos conselhos escolares da rede municipal de ensino é o objetivo da segunda parte do Plano de Ação. Nesta etapa, os mobilizadores têm buscado facilitar a participação dos segmentos representados nos conselhos nas decisões referentes à organização do trabalho pedagógico e administrativo das instituições de ensino.

Nessa fase, o grupo de mobilizadores tem como meta facilitar o diálogo com os conselheiros da rede municipal a respeito de aspectos pertinentes ao funcionamento da escola, à gestão, às práticas e recursos pedagógicos, à avaliação da aprendizagem, à formação e capacitação de professores e à infraestrutura.

As ações para o alcance dessa meta incluem a implementação das propostas feitas pelos conselheiros escolares, de modo a garantir sua representatividade. Envolvem, também, atividades de formação para os conselheiros; incentivo à integração do trabalho dos conselhos, das associações de pais e mestres (APM) e dos coordenadores do Escola Aberta; e mecanismos de controle da frequência dos alunos para evitar a evasão e a repetência.

Dois novos integrantes passaram a colaborar, neste mês de julho, com as ações do Comitê de Mobilização da capital sul-mato-grossense, que é composto por membros da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lideranças religiosas e sociais. O representante do Programa Escola Aberta, Vicente Fernando Demarco Martins, e o representante dos diretores adjuntos, José Augusto da Silva Sobral Filho, estão reforçando as ações desenvolvidas pelo grupo de mobilizadores na rede municipal de ensino, no incentivo à participação das famílias na vida escolar dos filhos e em prol da elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Formado em março de 2011, o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Campo Grande tem agora a seguinte composição:

* Irmão Silvio Silva - representante da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) - silvioda_silva@yahoo.com.br
* Diana Garcia de Oliveira Contar - representante da Divisão de Gestão da Educação Básica (DIGEB) - diana.contar@gmail.com
* Maria Salete da Silva Floreste - representante da Divisão de Ações Sócioeducativas (DASE) - floreste@terra.com.br
* Maria Ângela de Arruda Fachini - representante da Semed - angelafachini@terra.com.br
* Gandhi Winckler - representante da Escola Aberta - gandhiwinckler@hotmail.com
* Vicente Fernando Demarco Martins – representante da Escola Aberta - vicente.demarco@bol.com.br
* Elenir Márcia Urias de Souza Romão - representante do Programa Bolsa Família na Rede Municipal de Ensino (REME) - elenirmarcia@gmail.com
* José Carlos Pereira - representante do Conselho de Segurança dos Bairros -
pereira.jcarlos@hotmail.com
* Renato Robert Rodrigues - representante da Igreja - renatinhomt3r@hotmail.com
* José Augusto da Silva Sobral Filho – representante dos diretores adjuntos -
augustofisical@gmail.com
* Fabiana Parron Bergamo - representante dos diretores escolares -
faparron@yahoo.com.br

Leia mais sobre a formação do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Campo Grande:

Nenhum comentário: