terça-feira, 26 de julho de 2011

Secretaria de Educação de Capivari de Baixo (SC) intensifica ações de incentivo à interação família-escola

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Capivari de Baixo, em Santa Catarina, ampliou, no primeiro semestre de 2011, as iniciativas de estímulo à interação família-escola. Além das visitas às famílias dos alunos feitas pelos profissionais da educação e do projeto Escola de Pais, a gestão da educação na cidade tem investido na realização de assembléias nas unidades de ensino para reforçar, junto às famílias dos estudantes, a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.

De janeiro a junho, a Smed/Capivari de Baixo promoveu 13 Assembléias em escolas da rede municipal de ensino. Durante essas atividades, que contaram com a participação de mais de dois mil familiares dos alunos, os pais foram orientados pelos professores a refletirem sobre o conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos.

A segunda edição do projeto de visitas feitas pelos professores às casas dos alunos foi coordenada pela Secretaria de Educação no dia 21 de maio. Mais de 250 professores e representantes de equipes pedagógicas das escolas participaram da atividade que envolveu 968 famílias. A ação teve como objetivo aumentar o conhecimento a respeito da família, da localidade, da comunidade e da realidade em que vivem os alunos. Teve como finalidade, ainda, a reunião de elementos que possam contribuir com a melhoria da aprendizagem, dentre esses, a cultura que influencia no comportamento dos educandos.

Em 2011, o tema que ilustrou a camiseta usada pelos profissionais da educação na campanha foi “Nossa casa é a melhor escola”. A expressão foi escolhida como forma de sensibilizar as famílias para que acompanhem a vida escolar dos seus filhos e para reforçar o papel essencial de pais e mães na motivação e na responsabilidade que possuem.

No mês de abril, a Smed/Capivari de Baixo deu início à etapa 2011 do projeto Escola de Pais, que tem atividades previstas até outubro. A iniciativa envolve reuniões semanais, sempre às quartas-feiras, com as famílias dos estudantes. Os encontros ocorrem simultaneamente em cinco escolas, onde são debatidos, entre outros temas relativos à Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente; a Sexualidade na infância e na adolescência; os Benefícios e riscos da internet; Bullying; e Prevenção ao uso de drogas.

Na forma de rodízio, os palestrantes, que são pais e profissionais de diversas áreas e atuam de maneira voluntária no projeto, percorrem os grupos deixando a sua reflexão e promovendo debates com as famílias.

Leia mais sobre o Projeto Escola de Pais. 
 
Com informações de José Wanderley Araújo Rosa, Secretário Municipal de Educação de Capivari de Baixo e mobilizador social pela Educação.

Nenhum comentário: