quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bauru leva mensagem da Cartilha "Acompanhem a vida escolar dos seus filhos" às escolas

Reunião na EE Prof. José Aparecido Guedes de Azevedo
Os mobilizadores sociais pela Educação do município paulista de Bauru têm se empenhado em conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da interação família-escola para a melhoria da qualidade do ensino. Durante este mês de agosto, as ações dos membros do Comitê de Mobilização local alcançaram as escolas estaduais José Aparecido Guedes de Azevedo, Professor José Viranda e Professor Luiz Castanho de Almeida, envolvendo familiares e educadores em atividades que estimulam a participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos.


Caminhada da Família
A Escola Estadual Professor José Viranda, localizada na Vila Giunta, recebeu a visita dos mobilizadores durante a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), no dia 8 de agosto. Nessa atividade, integrantes do Comitê de Bauru conversaram com os professores sobre a Mobilização Social pela Educação, enfatizando os benefícios que a boa relação entre escola e família pode trazer para o aproveitamento do ensino. A ação deu continuidade aos trabalhos iniciados na unidade escolar pelo pastor Gilberto Covolan, em maio deste ano.

No dia anterior, 7 de agosto, educadores e alunos das escolas estaduais Professor José Viranda e Professor Luiz Castanho de Almeida uniram-se aos representantes do Colégio Paraíso, uma instituição particular, para participar da Caminhada da Família. O evento teve como finalidade aproximar pais, alunos e profissionais da Educação e levar à comunidade a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, por meio de faixas com trechos da publicação. Os mobilizadores também entregaram faixas à Secretaria Municipal de Educação e à Diretoria de Ensino de Bauru, para que fosse feita a divulgação da Caminhada.


Pais de Alunos na EE Prof. José Aparecido Guedes de Azevedo
Para facilitar a participação dos familiares dos alunos nas reuniões de pais, a Escola Estadual Professor José Aparecido Guedes de Azevedo, na Vila Gimenes, ofereceu três horários – às 8h, 15h e 19h – para que os pais pudessem comparecer aos encontros no dia 5 de agosto, além de colocar educadores à disposição durante todo o dia para orientar os pais sobre como acompanhar a vida escolar de seus filhos. Os mobilizadores Maria Teresa Turtelli e Gilmar de Carvalho estiveram presentes nas atividades, conversando com as famílias sobre o conteúdo da cartilha da Mobilização. As ações na escola foram organizadas pela diretora Vânia Moreto e pela coordenadora Aline Figueira.

Fórum do Ensino Religioso

Os integrantes do Comitê de Bauru também divulgaram a Mobilização Social pela Educação no Fórum do Ensino Religioso promovido na cidade, no dia 9 de agosto. O Fórum contou com a participação de coordenadores das escolas estaduais e municipais e outros profissionais da Educação, além de representantes da Pastoral da Educação, de igrejas evangélicas e da União das Sociedades Espíritas em Bauru (USE).

Com informações de Rosimeire de Freitas Roveda, membro do Comitê de Mobilização de Bauru.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização Social de Bauru-SP:

  • Gilberto Covolan – gilcovolan@hotmail.com
  • Gilmar de Carvalho – gcarvalho31@gmail.com
  • Julia Fátima Souza João – juliafatsou@hotmail.com
  • Maria Teresa Turtelli Gil de Souza – mariateresaturtelli@hotmail.com
  • Nádia Botter Gil de Souza - zelao@uol.com.br
  • Paula Alexandra Abrantes de Azevedo e Pereira Moutinho Loureiro - paulaloureiro00@yahoo.com.br
  • Rayra de Caravalho Costa César Pinto – rayracarvalho@bauru.sp.gov.br; rayrapinto@gmail.com
  • Rosimeire de Freitas Roveda – rosimeire_roveda@ig.com.br
  • Walkiria Del Guerra Valério – walkiriavalerio@bauru.sp.gov.br; walkiriadelguerra@hotmail.com
  • Universidade do Sagrado Coração – esilva@usc.br; ir.jucelia@usc.br; marcos.crepaldi@usc.br

Nenhum comentário: