quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cachoeiro de Itapemirim (ES) fortalece ações que aproximam família e escola

Para reforçar as ações de incentivo à interação família-escola promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (SEME), a cidade recebeu, nos dias 15 e 16 de agosto, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Realizada em conjunto pelo Ministério da Educação e pela SEME, a atividade reuniu gestores de escolas municipais, professores e lideranças sociais.

Sérgio Maia (MEC) conduziu a Oficina de Formação
De acordo com o representante do MEC e palestrante da Oficina, Sérgio Benedito Maia, a Oficina em Cachoeiro de Itapemirim sistematizou os trabalhos que já vêm sendo implementados pela SEME por meio do Projeto Família na Escola, que visa envolver a comunidade no contexto escolar e aproximar famílias e educadores. Para capacitar os participantes a atuarem como mobilizadores e fortalecer, assim, as ações do Projeto, Sérgio apresentou o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), forneceu dados sobre a realidade educacional brasileira e orientou os participantes a acessarem os sistemas de consulta dos principais programas desenvolvidos pelo poder público em prol da melhoria da Educação.

Com o intuito de inspirar a replicação de boas práticas de Mobilização pelos cachoeirenses, o representante do MEC expôs exemplos de ações realizadas por mobilizadores em todo o país que têm sido bem-sucedidas na sensibilização das famílias e da sociedade sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. Foram apresentadas também sugestões de aplicação do PMSE e dicas de como mobilizar diversos públicos.

Durante a Oficina, os participantes foram instigados, ainda, a refletirem sobre como a ação dos mobilizadores pode contribuir para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A secretária municipal de Educação de Cachoeiro, Maria Deuceny da Silva Lopes Bravo Pinheiro, destacou a participação da comunidade na escola como um dos principais fatores para melhorar o Ideb. “A comunidade deve estar envolvida. Algumas escolas já apresentaram avanços, mas muitas ainda apresentam Ideb baixo. Precisamos da colaboração e do compromisso dos gestores para envolver toda a comunidade escolar”, afirmou a secretária.

Maria Deuceny abordou também os resultados das ações do Projeto Família na Escola. “O engajamento familiar faz toda a diferença na aprendizagem dos alunos e ajuda a compreender melhor suas fragilidades e seus progressos dentro e fora do ambiente escolar”, completou.

Divididos em grupos, os participantes elaboraram, ao final do evento de formação, o Plano de Ação a ser implementado em Cachoeiro do Itapemirim, baseado nas orientações do PMSE.

Com informações de Rôsilene Vieira dos Santos e Rosinéia de Melo Vieira Adriano, memorialistas da Oficina de Formação de Mobilizadores em Cachoeiro do Itapemirim.  

Nenhum comentário: