terça-feira, 30 de agosto de 2011

Escolas de Marechal Cândido Rondon (PR) investem em projetos de incentivo à interação com as famílias

Por reconhecerem a importância da interação família-escola-comunidade para a melhoria da qualidade da educação, as escolas municipais de Marechal Cândido Rondon, no Paraná, têm apostado em atividades que aproximem as famílias do ambiente escolar. Para reforçar essas ações, a Secretaria Municipal de Educação da cidade paranaense realizou, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, no dia 20 de julho.

Entre as ações que devem ser fortalecidas e ampliadas a partir da Oficina, está o projeto “Família e escola: uma interação por um ambiente sustentável”, desenvolvido pela Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto. Por meio de atividades que promovem a consciência ambiental e cuidados com a saúde, os educadores da instituição de ensino têm buscado inserir a família no contexto escolar.

A formação de cidadãos mais conscientes no trânsito é outro tema explorado pelos professores rondenenses em atividades que envolvem família e comunidade. O projeto “Trânsito na escola” é implementado pela Escola Municipal Antonio Rockenbach e tem como objetivo contribuir para a redução dos acidentes e a sensibilização sobre a importância do bom relacionamento no trânsito.

O projeto “Juliana vai à feira”, por sua vez, incentiva a participação das famílias em ações multidisciplinares que estimulam os alunos a buscarem opções mais saudáveis de alimentação. 


Oficina de Formação de Mobilizadores

Conduzido pelo representante do MEC, Sérgio Maia, o evento de formação em Marechal Cândido Rondon reuniu, entre outros segmentos sociais, professores da rede municipal, que receberam informações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e sugestões de como aplicá-lo em suas comunidades.

Além das orientações do PMSE, Sérgio Maia expôs dados sobre a Educação no País, destacando os desafios do ensino público brasileiro e as contribuições que a mobilização da sociedade e das famílias pode oferecer ao processo de melhoria da qualidade do ensino público. A cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi apresentada como principal instrumento dos mobilizadores para incentivar a participação dos pais no cotidiano escolar dos alunos.

Nenhum comentário: