terça-feira, 2 de agosto de 2011

Capelães evangélicos promovem Mobilização Social pela Educação

Mobilização é divulgada em curso da Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil
A Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil (OCEB) tem orientado seus integrantes para que possam incentivar, junto aos pais de alunos de escolas públicas com os quais desenvolvem sua atuação, a interação família-escola-comunidade. Para isso, a OCEB introduziu em seus Cursos de Capacitação em Capelania Evangélica a formação direcionada à Mobilização Social pela Educação. 

Em 2011, a OCEB divulgou o tema em cinco edições do curso realizadas em Brasília, Amapá e Pará. Nessas atividades de formação, os pastores receberam exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e foram orientados a fazer uso do conteúdo da publicação para refletir com as famílias sobre a importância da participação na vida escolar dos alunos. Os participantes dos cursos foram estimulados, ainda, a sensibilizar os pais e as mães para os reflexos positivos que essa atenção pode gerar no aproveitamento do ensino. 

A inserção da temática da Mobilização Social pela Educação nos Cursos de Capacitação em Capelania Evangélica é resultado da parceria firmada entre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação (MEC) e a OCEB. 

A Mobilização no calendário de formação da OCEB

Como explica o pastor e capelão Douglas Roberto de Almeida Batista, que representa a Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Brasília, é mobilizador social pela Educação no Distrito Federal e preside a OCEB, a capital federal sediou três atividades de formação nos meses de maio e junho de 2011. A primeira foi realizada no dia 07 de maio, no Auditório da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). A segunda, foi organizada na Assembléia de Deus do Sudoeste, no dia 14 de maio. A mais recente foi promovida na Assembléia de Deus Madureira, na Asa Sul.


Em outras unidades da federação, ainda no mês de maio, o Auditório da Associação Comercial localizado no centro de Macapá, no Amapá, foi sede da formação realizada pela OCEB no dia 21. No dia 25 de junho, por sua vez, o curso de formação foi promovido no Auditório da SBB do bairro Campina, em Belém do Pará. 

Segundo o vice presidente da OCEB, pastor e capelão, José Carlos Alves, como resultado da capacitação, os pastores participantes dos cursos têm mobilizado suas comunidades, agora, para a organização de Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em seus municípios, com o objetivo de que esses membros da OCEB colaborem com a melhoria da qualidade da educação pública em todo o País. As exposições dessas oficinas serão conduzidas por representantes do MEC.

Nenhum comentário: