terça-feira, 9 de agosto de 2011

Seminário de Mobilização Social pela Educação movimenta semana do estudante em Ilhéus

Até a próxima sexta-feira, 12 de agosto, o município de Ilhéus, no Sul da Bahia, envolve a comunidade da região numa série de atividades de incentivo à interação família-escola. A programação envolve o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação, instituído pela Lei n.º 3.545 e que será comemorado em 11 de agosto, em homenagem ao Dia do Estudante. Nessa data, educadores, autoridades e lideranças sociais locais vão promover o I Seminário de Mobilização Social pela Educação.

O Seminário será realizado das 14h às 17h, no auditório da sede da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), com exposição conduzida pela presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Gilvânia Nascimento, sobre Acesso, permanência e sucesso Escolar, além de palestra do capitão da Polícia Militar, Adriano Jácome, sobre Violência Escolar.

Os temas do seminário foram definidos em conjunto por integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus; professores; representantes das secretarias municipais de Educação e de Governo; do Ministério Público; dos conselhos municipais de Educação, de Meio Ambiente e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A reunião para preparação do Seminário foi realizada no dia 02 de agosto, na sede da 8ª Promotoria de Justiça da cidade.
Leia mais sobre a reunião que definiu a programação do Seminário.

Programação da Semana do Estudante em Ilhéus


A partir desta quarta-feira, 10 de agosto, a divulgação sobre o Dia de Mobilização Social pela Educação e o Seminário será reforçada durante as atividades preparadas para a semana do Estudante em Ilhéus. A programação do período inclui apresentações teatrais sobre temas relacionados à Saúde e Prevenção nas Escolas e que fazem parte do projeto Plataforma da Solidariedade. As peças serão exibidas em unidades de ensino de várias regiões da cidade a famílias de alunos, profissionais da educação, estudantes e lideranças sociais.

Os atores do Plataforma da Solidariedade são membros do Grupo de Ação e Prevenção a AIDS (GAPA/BA) e do Núcleo de Educação e Promoção da Saúde de Ilhéus (NEPSI), parceiros do Comitê de Mobilização Social pela Educação da cidade.

A programação da semana do Estudante prevê, ainda, exposições do projeto Ação Estudantil de Educação pela Prevenção. A iniciativa envolve atividades educativas, esportivas, culturais, de saúde e assistência social.

A semana do Estudante também contará com a feira de reciclagem do Projovem, ação coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Comitê de Ilhéus e que será realizada no mesmo local do Seminário.

Serviço:

I Seminário de Mobilização Social pela Educação
Dia de Mobilização Social pela Educação

Data: 11 de agosto de 2011
Local: auditório do escritório local da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Praça Cairu, no centro de Ilhéus.
Horário: das 14h às 17h

Apresentações de teatro do projeto Plataforma da Solidariedade

Grupos: A gente já disse tudo e Manos do Bem - HIP HOP (ambos do GAPA Salvador/BA); Fala Sério (NEPSI/Ilhéus); e Jovens Unidos Pela Vida (JUPV)

Data: 10/08/2011
Local: Colégio Estadual de Ilhéus
Horário: 19h
Comunidades escolares envolvidas: Colégio Estadual de Ilhéus, Colégio Estadual do CEARA e Escola Municipal Odete Saumer Medauar.

Data: 11/08/2011
Local: Praça da Urbis - Horário: 08h
Comunidades escolares envolvidas: Escola Horizontina Conceição, Colégio Estadual Moyses Bohana, Colégio CAIC Darcy Ribeiro, Centro Comunitário Nelson de Oliveira e Colégio Estadual da Proa.

Data: 11/08/2011
Local: Parque Infantil - Horário: 14h
Comunidades escolares envolvidas: Colégio Estadual Paulo Américo, Colégio Rotary e Escola Municipal do Batalhão da PM

Data: 11/08/2011
Local: Praça Urbis – Hernani de Sá – Horário: 19h
Comunidades escolares envolvidas: Moradores do Bairro Hernani Sá - Zona Sul

Data: 12/08/2011
Local: Avenida Canavieiras – Horário: 08h
Comunidade escolar envolvida: famílias de alunos das escolas adjacentes ao Ginásio de Esportes Herval Soledade

Data: 12/08/2011
Local: Conquista – Horário: 14h
Comunidade escolar envolvida: Colégio Vitória

Data
: 12/08/2011
Local: Terminal Urbano – Horário: 19h
Comunidade escolar envolvida: Colégio Impacto

Com informações de Roberto Corsário, representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus.

Nenhum comentário: