sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pindamonhangaba promove Passeata em Favor da Educação

Atividade encerra calendário da Semana de Mobilização Social pela Educação


A Passeata em Favor da Educação será a atividade de destaque deste sábado, 24 de setembro, em Pindamonhangaba (SP), e deverá marcar o encerramento da extensa programação da segunda Semana de Mobilização Social pela Educação da cidade. O período de comemorações alusivo à importância da interação família-escola-comunidade teve início no dia 18 de setembro e envolveu educadores, autoridades e lideranças sociais e religiosas locais.

A passeata terá início na Praça do Cruzeiro e contará com apresentação da banda da Assembleia de Deus Ministério Belém. A colaboração da escola, da família e da comunidade para a melhoria da qualidade da educação, que é o tema da Semana de Mobilização, terá destaque nos materiais de divulgação utilizados na caminhada.

Nesta sexta-feira (23), as famílias de alunos das escolas públicas pindenses participaram do projeto Escola de Pais. A atividade, realizada no Centro Clínico da Faculdade de Pindamonhangaba (FAPI), contou com palestra da psicóloga e psicopedagoga, Sandra Maria da Silva Costa, sobre problemas na aprendizagem e caminhos possíveis para que professores e pais possam superá-los.

Como identificar déficit de atenção e quais os princípios para agir diante de problema? Como pais e professores podem auxiliar alunos impulsivos? De que maneira o estresse dos professores e dos pais podem interferir no aprendizado dos alunos? Por que há tantos professores inseguros diante dos problemas de disgrafia, discalculia e dislexia? Onde a escola está errando diante dessa insegurança? E o que a escola poderia fazer para ajudar os professores, são temas abordados durante a palestra na Escola de Pais.

Ainda em cumprimento à programação da Semana de Mobilização, o Culto Inter-religioso em Favor da Educação foi realizado na igreja Assembleia de Deus, na quinta-feira (22).

A agenda de segunda-feira (19), por sua vez, teve como destaque a Sessão Solene realizada às 19 horas, na Câmara Municipal de Pindamonhangaba, quando professores que prestam relevante serviço à Educação pública local receberam homenagem dos vereadores e dos representantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação da cidade, que organizaram a semana de atividades.

A abertura da programação da Semana foi realizada no domingo (18), em várias igrejas da cidade. A secretária municipal de Educação de Pindamonhangaba, Bárbara Zenita França Macedo, a presidente do Conselho Municipal da Merenda Escolar, Fernanda Braga e o presidente do Conselho Municipal do Fundeb, Ronaldo Pinto de Andrade, além de mobilizadores sociais pela educação, participaram da atividade conduzida na igreja Assembléia de Deus Ministério Belém, localizada na rua Cônego Tobias.

Nessa atividade, os palestrantes ressaltaram às famílias a importância da participação na vida escolar dos filhos para a melhoria do desempenho escolar. Destacaram, ainda, a importância da colaboração de todos os segmentos organizados da sociedade e das contribuições individuais nas ações em prol da melhoria da qualidade da educação. “Para a educação melhorar, todos devem participar”, lembrou o pastor Euclides Vaz Júnior no encerramento da atividade.

“A mudança dos problemas da Educação não cabe somente ao Estado, mas também às igrejas, entidades puramente educadoras, transformadoras. Por isso, não nos cansamos de convidar os pastores e padres para, juntos, incentivarmos o nosso povo a participar da educação de seus filhos”, ponderou o professor João Moreno, representantes do Comitê de Mobilização da cidade, durante a abertura da Semana de Mobilização.

No convite à comunidade para participar da semana de atividades, a mobilizadora Doris Cardoso Prudente Bertolino lembrou que, no mesmo período, a cidade comemora a Semana do Adolescente, data instituída em lei. “Como esse assunto tem tudo a ver com a Educação, solicito que também reflitam em vossas comunidades sobre o que estamos fazendo para que a educação de nossos adolescentes seja ainda melhor e como podemos levá-los a serem também atores dessa luta”, ressaltou Doris Bertolino.
Passeata em Favor da Educação

Representantes de órgãos públicos e de segmentos organizados de Pindamonhangaba atenderam ao convite do Comitê de Mobilização local para participar da Passeata em Favor da Educação. O ato contará com a participação da diretora da Faculdade Anhanguera, Letícia Teixeira Cottini Soares, que também desenvolveu, ao longo desta semana, atividades pertinentes ao tema da interação família-escola nas dependências da instituição de ensino.

Vão participar da Passeata, ainda, integrantes da FAPI, da Diretoria Regional de Ensino, que representa da Secretaria de Estado da Educação e membros da Secretaria Municipal de Educação, além de coordenadoras e diretoras pedagógicas vinculadas a esses órgãos.
Com informações dos professores João Moreno e Doris Bertolino, mobilizadores sociais pela educação em Pindamonhangaba.

Nenhum comentário: