sexta-feira, 9 de setembro de 2011

RS: São Lourenço do Sul reforça ações de mobilização da comunidade pela melhoria da Educação

 Com o intuito de fortalecer as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto da cidade gaúcha de São Lourenço do Sul reuniu representantes de diversos segmentos sociais para participar da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Realizada nos dias 30 e 31 de agosto, a atividade foi promovida em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e marcou, ainda, a criação do Comitê de Mobilização que vai atuar na cidade.

Além de educadores, lideranças religiosas, vereadores, conselheiros escolares e tutelares, psicólogos e até agricultores, a Oficina, realizada no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marina Vargas, contou com a presença de representantes dos Conselhos do Turismo (CONTUR), da Alimentação (CAE) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Esperança. As exposições da Oficina foram conduzidas pelo representante do MEC, Sérgio Benedito Maia. 

O palestrante citou parte do discurso de posse da presidenta Dilma Rousseff, no qual foi destacado o poder da Educação de mobilizar a sociedade - “Nenhuma área pode unir melhor a sociedade que a Educação. Nenhuma ferramenta é mais decisiva do que ela para superarmos a pobreza e a miséria” -, para iniciar sua explanação sobre a lógica do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE). 

Ele enfatizou a necessidade de conscientização da comunidade a respeito da importância da interação família-escola, do envolvimento de todos os setores sociais em ações em prol da melhoria da qualidade do ensino e da absorção da Educação como valor social. Sérgio Maia também apresentou dados sobre a realidade educacional brasileira e informou os participantes sobre como acessar os sistemas de consulta dos principais programas do poder público de apoio à Educação Básica.

Para orientar a realização de ações de Mobilização, além de observarem as sugestões contidas no PMSE, o palestrante sugeriu aos participantes que visitem o site http://mse.mec.gov.br/index.php e o Blog da Mobilização para conhecimento das práticas desenvolvidas por mobilizadores de diversas regiões do País. Incentivou, ainda, que as experiências sejam replicadas junto à comunidade em São Lourenço do Sul. Sérgio Maia ressaltou, ainda, o papel das instituições religiosas e de outras parcerias nesse processo.


Como estratégia de ação, ele falou sobre a importância das ações de incentivo à interação família-escola terem como foco as unidades de ensino e localidades que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Do mesmo modo, destacou a importância do diálogo com a comunidade sobre os objetivos desse indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.
 
Ao fim da Oficina, os participantes apresentaram, entre outras informações, como as escolas de São Lourenço do Sul vêm empenhando esforços para integrar as famílias em suas atividades e à rotina de estudos dos alunos. Exemplo dessa iniciativa foi descrito pela vereadora Anete Silveira, que relatou uma experiência vivida por professores que percorreram o mesmo roteiro do transporte escolar utilizado pelos alunos. Os educadores puderam conhecer o local de moradia dos estudantes e o trajeto para chegar à escola. Ao tomarem conhecimento sobre a realidade dos alunos e as dificuldades que alguns deles enfrentavam para chegar às unidades de ensino, os professores passaram a entender melhor o comportamento desses estudantes em sala de aula e a buscar alternativas para interação esses alunos e sua família.
 
A secretária municipal de Educação de São Lourenço do Sul, Carla Lübke, avaliou que a Oficina contribuiu para unir diversos setores da própria secretaria e da sociedade em torno de um fim comum: melhorar a qualidade da Educação oferecida nas escolas públicas da cidade e garantir, por meio da mobilização da comunidade, o alcance de metas como a alfabetização das crianças até os 8 anos de idade. “É bom ver que um grupo grande, heterogêneo como esse, compartilha das mesmas ideias. O sonho é comum, todos querem a mesma coisa, e a Oficina abriu espaço para que todos pudessem dialogar. Quando vemos a integração de vários projetos, vemos que faz diferença”, refletiu a secretária.

Leia mais sobre a Mobilização Social pela Educação em São Lourenço do Sul no blog da Mobilização:

Nenhum comentário: