segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Especialistas destacam importância da comunicação para o sucesso da Mobilização

Bernardo Nieto explica conceitos de mobilização
A importância do uso de estratégias de comunicação para sensibilizar comunidades em prol da melhoria da qualidade da Educação foi tema de discussão do painel “Mobilização e Comunicação”, durante o I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade, evento realizado em Fortaleza, nos dias 12, 13 e 14 de outubro.

Para conduzir o debate sobre o tema, o painel contou com apresentações de Bernardo Nieto, especialista em mobilização e reformas educacionais da Colômbia, e de Márcio Simeone, professor do programa de pós-graduação em comunicação social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG) e especialista em comunicação e mobilização social.

Em sua exposição, o especialista colombiano Bernardo Nieto propôs que os mobilizadores sociais embasem seus planos de trabalho em três questionamentos básicos, como forma de estimular a participação social: “O que é mobilização social?”, “Quais os objetivos da mobilização social?” e “É possível projetar e implementar uma estratégia de comunicação de apoio à mudança social?”.

Nieto também sugeriu a reflexão sobre vários conceitos pertinentes à mobilização social, como a definição sobre o tema divulgada pelo Instituto Nacional de Cegos (INCI) da Colômbia: “É uma estratégia de participação efetiva que permite aos diversos setores sociais intervir em assuntos dos quais vinham sendo excluídos.”, citou o palestrante.

O especialista também lembrou a definição sobre mobilização social divulgada, em 2002, pela Revista Médica Uruguay: “É o processo através do qual os grupos são capazes de expressar suas inquietudes, participar das decisões e alcançar conquistas, tendo em conta que a população é sujeito e não só objeto do processo”, destacou.

Ele ainda ressaltou a importância do uso da comunicação efetiva para sensibilizar e mobilizar a sociedade e salientou como as estratégias bem-sucedidas de comunicação e mobilização podem provocar profundas mudanças sociais.

Simeone defende a visibilidade da mobilização
O professor Márcio Simeone, por sua vez, destacou em sua apresentação que todo processo de mobilização social é, em si, um processo comunicativo. “A mobilização social é uma reunião de sujeitos que definem objetivos e compartilham sentimentos, conhecimentos e responsabilidades para a transformação de uma dada realidade, movidos por um acordo em relação à determinada causa de interesse público”, definiu o especialista da UFMG.

Márcio Simeone enfatizou também a necessidade de tornar público, visível, a causa pela qual se mobiliza a sociedade – no caso, pela melhoria da Educação. Para o professor, só há mobilização quando o interesse defendido é coletivizado, ou seja, inserido no cotidiano da sociedade. Além disso, a comunicação sobre o tema deve incentivar a criação de um vínculo de corresponsabilidade com relação à causa, que ocorre quando os indivíduos se sentem efetivamente envolvidos no problema e compartilham a responsabilidade pela sua solução.

Para encerrar sua palestra, o especialista incentivou os participantes a discutirem sobre a questão “Que estratégias de comunicação são necessárias para envolver os públicos em temas relativos à educação?”.

Acesse aqui os arquivos das apresentações de Bernardo Nieto e Márcio Simeone

Acesse aqui as imagens dos painéis expostos pelas secretarias municipais de educação, por mobilizadores e membros de Comitês de Mobilização. Imagens: Maisa Cardoso
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Imagens desse texto do Seminário e dos estandes: Chico Gadelha

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