quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Institutos Walmart e Votorantim expõem práticas de mobilização de comunidades

Representantes do Instituto Walmart e da Parceria Votorantim pela Educação apresentaram, durante o I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade, realizado em Fortaleza nos dias 12, 13 e 14 de outubro, exemplos de boas práticas de sensibilização de comunidades sobre a importância da interação família-escola para a melhoria da educação. As exposições dos Institutos fizeram parte do painel “Experiências de mobilização de comunidades”, que contou também com apresentação das ações desenvolvidas pelo Comitê de Presidente Prudente

Rafael Gioielli fala sobre as ações do Instituto Votorantim
As ações de incentivo à interação família-escola-comunidade promovidas pelo Instituto Votorantim – um dos primeiros parceiros da Mobilização Social pela Educação – foram apresentadas pelo gerente de pesquisa e desenvolvimento do instituto, Rafael Gioielli. Em sua palestra, Gioielli fez um panorama das atividades que ao projeto Parceria Votorantim pela Educação vem realizando, desde 2009, em mais de 40 cidades brasileiras.

Entre as estratégias de mobilização, o gerente de pesquisa da Votorantim destacou a atuação dos funcionários da empresa no projeto. Como mobilizadores sociais pela Educação, os funcionários buscam identificar, sensibilizar e engajar “agentes-chave” nas localidades em que atuam, com o objetivo de implementar ações que aproximem família, escola e comunidade.

Rafael Gioielli explicou, também, como o trabalho dos funcionários mobilizadores se organiza. Por meio da divisão em ciclos temáticos, as ações de mobilização promovidas pela Parceria Votorantim pela Educação buscam inserir e manter a Educação em lugar de destaque na agenda de prioridades da comunidade que recebe as ações do “Parceria”.

Recentemente, teve início o quarto ciclo do projeto de mobilização da Votorantim, que tem como tema a participação da comunidade na escola. Os ciclos temáticos anteriores trataram da sensibilização de famílias e alunos e da valorização dos profissionais da educação.

Conheça mais sobre as ações da Parceria Votorantim pela Educação no Blog Educação.

Leia mais sobre a participação dos representantes do Instituto no Seminário. 

Walmart

Adriana Franco apresenta o programa Bombando Cidadania
Para falar das experiências de mobilização promovidas pelo Instituto Walmart na comunidade do bairro Bomba do Hemetério, em Recife, estiveram presentes no Seminário Internacional a gerente de responsabilidade social do Walmart Brasil, Adriana Franco; o agente de saúde e membro do Comitê de Mobilização da Bomba do Hemetério, André Luiz do Nascimento; e a educadora de creche e mobilizadora Sueli de Souza.

O programa “Bombando Cidadania”, desenvolvido pelo Walmart no bairro recifense, tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da educação a partir do reforço à autonomia e competência do corpo docente e da direção das escolas da comunidade e do fortalecimento da relação entre escolas e comunidade. Além disso, o programa busca também reforçar a ação da comunidade enquanto mobilizadora e requerente de educação de qualidade, por meio da atuação do Comitê de Mobilização local.

Saiba mais sobre as atividades de mobilização realizadas pelo Walmart no site do instituto.

Acesse aqui as imagens dos painéis expostos pelas secretarias municipais de educação, por mobilizadores e membros de Comitês de Mobilização. Imagens: Maisa Cardoso
Acesse aqui  mais imagens sobre o Seminário.
Acesse aqui as imagens dos estandes de parceiros e realizadores do Seminário.
Imagens desse texto do Seminário e dos estandes: Chico Gadelha /

Nenhum comentário: