segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ministério do Planejamento estimula servidores a participarem da vida escolar dos filhos

Mensagens que incentivam a participação da família na vida escolar dos filhos e ressaltam a importância dessa atenção para o bom desempenho escolar serão impressas nos contracheques dos mais de 1,3 milhão de servidores públicos federais nos próximos meses. A parceria para a iniciativa foi firmada, no final do mês de setembro, entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

A atual colaboração do Ministério do Planejamento para a Mobilização Social pela Educação ação desenvolvida pelo MEC retoma a parceria iniciada entre os ministérios em 2009. Naquele ano, durante 12 meses, os servidores públicos federais receberam, em seus contracheques, mensagens de incentivo à interação família-escola.

A articulação para a divulgação das mensagens aos servidores foi feita entre representantes de setores de Recursos Humanos do MEC e do MP. No Ministério da Educação, o diálogo foi iniciado pela coordenadora da Unidade de Pessoal do Gabinete do Ministro, Magda da Silva Marinho Pessoa, que também é mobilizadora social pela educação. No Planejamento, a cooperação foi tratada com o secretário de Recursos Humanos do MP, Durvanier Paiva Ferreira.

Neste ano, de acordo com dados do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), que é o sistema informatizado de Gestão de Recursos Humanos do Poder Executivo Federal, as mensagens serão distribuídas aos servidores que atuam nos 238 órgãos dispostos em várias localidades do território nacional. As mensagens de incentivo à interação família-escola serão recebidas por servidores ativos, aposentados, beneficiários de pensão, celetistas, contratados temporariamente, médicos residentes e militares.

Confira algumas das mensagens que serão divulgadas aos servidores:

•    Converse com seus filhos sobre o que eles aprendem na escola.
•    É importante que eles façam o dever de casa.
•    Se seus filhos apresentam dificuldades, peça orientação aos professores sobre como ajudá-los em casa.
•    Ensine seus filhos a cuidar dos livros e do material escolar.
•    Seus filhos precisam saber que tem hora para brincar, ver televisão, conversar e estudar.
•    Ler é fundamental. Incentive seus filhos a criar o hábito da leitura.
•    Verifique se seus filhos estão indo à escola e se são pontuais.
•    Cuide da saúde de seus filhos e mantenha as vacinas em dia. Se notar algum problema, procure o posto de saúde e o dentista.
•    Vá à escola, converse com os professores, compareça às reuniões, dê sua opinião. Sua participação é muito importante para o sucesso escolar dos seus filhos.
•    Conheça o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola de seu filho.
•    Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e responda quando necessário.
•    Incentive seus filhos a continuar estudando. Quanto mais eles estudarem, mais oportunidades profissionais e pessoais terão.
•    A educação é responsabilidade de todos: dos governos, da escola, da família e da sociedade. Participe da vida escolar dos seus filhos!

Com informações de Magda da Silva Marinho Pessoa, mobilizadora social pela educação.

Nenhum comentário: