quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Altônia (PR) divulga cartilha "Acompanhem a vida escolar dos seus filhos"

Mobilizadores do município paranaense de Altônia têm se empenhado, por meio de ações que reúnem educadores e familiares, em conscientizar a comunidade a respeito da importância da participação dos pais na trajetória escolar dos seus filhos. A principal estratégia adotada pelos voluntários para aplicar o Plano de Mobilização Social pela Educação na cidade consiste na divulgação da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e no debate com os familiares sobre o conteúdo da publicação.

Alguns participantes do encontro na EM Matheus Leme
Exemplos das ações dos mobilizadores altonianos puderam ser conferidos nas escolas municipais de Ensino Infantil e Fundamental Matheus Leme e Jayme Canet Junior. Realizadas no fim dos meses de agosto e setembro, respectivamente, as atividades reuniram lideranças comunitárias e religiosas, representantes da Secretaria Municipal de Educação, familiares e educadores.

A programação dos encontros nas escolas contou com palestra do secretário municipal de Educação, Edgard Virgilino, que enfatizou em sua exposição a importância da colaboração entre pais, alunos e educadores. “Precisamos fazer com que os pais estejam mais próximos de seus filhos também na escola. O objetivo da Mobilização é permitir que os pais acompanhem a evolução do aprendizado. Seja em casa ou no colégio, a participação da família é essencial, pois auxilia na formação do caráter da criança”, ponderou o secretário.

Além do secretário, o professor Amarildo Ribeiro Novato também conduziu palestra sobre o tema “Como participar da vida escolar de seus filhos”, baseada nas orientações contidas na cartilha da Mobilização.

Com o intuito de reforçar as reflexões proporcionadas pelo encontro e promover a interação entre os participantes, na Escola Municipal Jayme Canet Junior, a coordenadora Maria Lourdes Freitas da Silva conduziu dinâmica com os pais, ressaltando a importância da presença da família na escola. Na escola Matheus Leme, além da dinâmica proposta pela coordenadora, o debate sobre interação família-escola foi complementado por apresentações culturais.

A adesão de Altônia à Mobilização Social pela Educação foi consolidada durante a Oficina de Formação de Mobilizadores realizada na cidade em junho deste ano. Leia mais sobre a atividade em:


Com informações de Maria Lourdes Freitas da Silva, mobilizadora em Altônia (PR).

Nenhum comentário: