sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ArcelorMittal e Secretaria de Educação de Cariacica incentivam interação família-escola-comunidade

Representantes da Fundação ArcelorMittal e da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (ES) apresentaram, durante o 1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação promovido em Fortaleza (CE), ações bem-sucedidas de incentivo à aproximação entre famílias e educadores. As exposições fizeram parte do painel “Experiências de interação família-escola-comunidade”, realizado na tarde do dia 13 de outubro, sob coordenação do  diretor executivo do Instituto Camargo Corrêa, Francisco de Assis Azevedo.

Zulmira Braga, gerente de Educação da ArcelorMittal
As ações apresentadas têm sido desenvolvidas no âmbito do Projeto MobilizAção, em parceria firmada entre a Fundação ArcelorMittal Brasil e a prefeitura de Cariacica, e vêm contribuindo para a melhoria do desempenho dos estudantes de escolas públicas do município capixaba. Os relatos sobre essas  experiências de incentivo à interação família-escola  foram conduzidos pela gerente de Educação da Arcelor, Zulmira Braga, e pela secretária municipal de Educação de Cariacica, Célia Maria Vilela Tavares.

As palestrantes destacaram a elaboração de planos de ação específicos para as escolas alcançadas pelo Projeto. Inicialmente, as atividades do Projeto têm priorizado dez escolas públicas municipais, selecionadas, entre outros aspectos, em função do baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Com orientações baseadas no Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação, as atividades propostas nos planos de ação buscam motivar as famílias a participarem do cotidiano de estudos dos alunos, além de estimular as unidades de ensino a se abrirem à interação com a comunidade.

Célia Maria Tavares, secretária municipal de Educação de Cariacica
Em setembro de 2011, o MobilizAção divulgou síntese do levantamento realizado pelas escolas alcançadas pelo Projeto com a finalidade de apontar as dificuldades de aprendizagem de seus alunos em relação à leitura, à escrita e à Matemática. A partir desse diagnóstico, as unidades de ensino têm estabelecido estratégias, que estão sendo integradas aos planos de ação, para melhorar o aprendizado.

A secretária de Educação e a gerente da ArcelorMittal ressaltaram, ainda, a atuação do Comitê local de Mobilização Social pela Educação, chamado também de Comitê Gestor do ProjetoMobilizAção. Por meio das ações do Comitê, os mobilizadores de Cariacica conquistaram maior adesão das famílias e de profissionais da Educação às atividades do Projeto, além de instituir agenda local de eventos ligados à educação. O Comitê estimula, ainda, que cada escola promova debate com sua comunidade e constitua seu próprio grupo de trabalho.  

O painel “Experiências de interação família-escola-comunidade” também contou  com exposição sobre as boas práticas de mobilização desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação da cidade maranhense de Governador Nunes Freire. O relato nunesfreirense será divulgado, na próxima semana, no  site e no blog da Mobilização Social pela Educação.

Acesse aqui os arquivos das apresentações em power point da Fundação ArcelorMittal e da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica

Acesse aqui as imagens dos painéis expostos pelas secretarias municipais de educação, por mobilizadores e membros de Comitês de Mobilização. Imagens: Maisa Cardoso
Acesse aqui  mais imagens sobre o Seminário.
Acesse aqui as imagens dos estandes de parceiros e realizadores do Seminário.
Imagens desse texto do Seminário e dos estandes: Chico Gadelha 

Nenhum comentário: