terça-feira, 8 de novembro de 2011

Experiência de interação escola-comunidade emociona participantes do Seminário Internacional de Mobilização

Manoel Andrade fala sobre o Prece
O relato do especialista brasileiro em Juventude, Cidadania e Aprendizagem Cooperativa, Manoel Andrade Neto, sobre a experiência desenvolvida no município cearense de Pentecoste para estimular jovens a concluir e prosseguir em sua formação educacional emocionou os participantes do I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade. A exposição foi realizada durante o Painel Protagonismo Juvenil, atividade realizada no dia 14 de outubro e que também contou com palestra do consultor guatemalense, especialista em Desenvolvimento, Educação e Segurança Integral, Marco Antonio Castillo.

Manoel Andrade Neto deu seu depoimento como fundador da organização não governamental que coordena o programa de Educação em Células Educativas (Prece), iniciativa desenvolvida desde 1994 em Pentecoste e que já obteve, entre outras conquistas, muitos mestres e doutores entre os jovens beneficiados pela entidade.

Com suas primeiras atividades iniciadas numa velha casa de farinha, o Prece reuniu crianças, jovens e adultos de famílias de agricultores do município de Pentecoste para conscientizá-los a respeito da importância da continuidade e da conclusão de todas as etapas da formação escolar para o desenvolvimento pessoal, profissional e da comunidade. As atividades do programa proporcionaram aos beneficiados apoio, incentivo e oportunidades que resultaram na inserção de vários deles na universidade.

Entre os sete primeiros jovens participantes da iniciativa em 1994, um alcançou o feito de ter sido aprovado no vestibular da Universidade Federal do Ceará. Manoel Andrade Neto lembrou que a proeza teve grande repercussão na região e logo atraiu a participação de outros jovens no Prece.

Formação de mestres e doutores incentivada pelo Prece
Atualmente, o Prece atende mais de dois mil estudantes dos municípios de Pentecoste, Apuiarés, Paramoti, General Sampaio, Umirim, Fortaleza e Maracanaú. No âmbito das atividades educacionais do programa, cada participante recebe estímulo para o desenvolvimento de suas habilidades e de sua vocação e é orientado a auxiliar os colegas nas áreas de conhecimento em que eles apresentam dificuldades. Nesse metodologia de aprendizagem cooperativa, quem oferece orientação também pode receber ajuda em sua rotina de estudos.

Muitos dos jovens que passaram pelo Prece e hoje são mestre e doutores, segundo Manoel Andrade Neto, continuam retornando às suas comunidades e atuando, de forma voluntária, na orientação de outros jovens atendidos no programa. Em 17 anos de atuação, o Prece comemora o desenvolvimento intelectual dos jovens das comunidades rurais que passaram por suas atividades, o que resultou numa geração de empreendedores.

Acesse aqui as imagens dos painéis expostos pelas secretarias municipais de educação, por mobilizadores e membros de Comitês de Mobilização. Imagens: Maisa Cardoso
Acesse aqui  mais imagens sobre o Seminário.
Acesse aqui as imagens dos estandes de parceiros e realizadores do Seminário.
Imagens desse texto do Seminário e dos estandes: Chico Gadelha 

Nenhum comentário: