sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SEMED e Comitê de Campo Grande promovem Seminário de Mobilização pela Educação

Durante o 2º Seminário de Mobilização Social pela Educação e Cultura da Paz, promovido pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação de Campo Grande, evento realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), estiveram reunidas, no dia 5 de novembro, cerca de 250 pessoas, entre gestores escolares, membros da Associação de Pais e Mestres (APM), do Conselho Escolar e de Segurança, da Associação de Moradores e coordenadores do programa Escola Aberta/Escola Viva. A atividade teve como objetivo discutir como as ações de incentivo à interação família-escola podem contribuir, também, para diminuir a violência dentro das escolas.

Participantes do 2º Seminário de Mobilização e Cultura da Paz
A abertura do Seminário, realizado no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, contou com a presença do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, que falou sobre a importância do evento para a comunidade. Para dar início às atividades, os integrantes do Comitê Maria Ângela Fachini e Silvio da Silva conduziram palestra sobre os benefícios que a aproximação entre escola e família pode trazer para a comunidade.

Durante a palestra do professor Vicente Martins, os participantes do Seminário tomaram conhecimento sobre os índices de violência na rede municipal de ensino de Campo Grande, no período de fevereiro a julho de 2011. Para complementar a exposição do professor, a secretária municipal de Educação, Maria Cecília Motta, falou sobre o papel da SEMED na promoção de atividades que fortaleçam o vínculo entre escola e família para o enfrentamento de problemas como a violência escolar.

O debate sobre como ampliar o compromisso dos alunos com os estudos e o envolvimento de pais e professores nesse processo, bem como sobre a implementação de ações de prevenção à violência nas escolas, foi reforçado pelas apresentações da titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e à Juventude, Maria de Lourdes Cano, e do tenente-coronel Carlos Carneiro, coordenador da Polícia Comunitária PM/MS.

Subcomitês

Discussão em grupos
Para discutir e planejar ações de incentivo à interação família-escola e de combate à violência escolar, os participantes do seminário foram divididos em 7 grupos, de acordo com as regiões da capital sul-mato-grossense. Com o intuito de ampliar o alcance das ações de Mobilização, os participantes dessas regiões foram novamente divididos, formando subcomitês de mobilização, que vão atuar de maneira mais direta junto a familiares, educadores e comunidade.

Cada subcomitê, por sua vez, nomeou um relator, que ficará responsável pelo encaminhamento de questionário sobre as relações entre profissionais da educação, familiares e comunidade escolar, bem como sobre a infraestrutura da escola e do bairro. A partir desse levantamento, serão adaptadas ações de Mobilização já agendadas por cada subcomitê para o 2º Seminário de Mobilização Social pela Educação e Cultura da Paz.

Além do relator, foi também escolhido um representante para cada escola de Campo Grande, que fará a comunicação entre a unidade de ensino e o Comitê de Mobilização, além de auxiliar na organização de atividades que favoreçam a interação dos profissionais da escola com as famílias dos alunos.

Com informações de Maria Salete da Silva Floreste – representante da SEMED e membro do Comitê de Mobilização de Campo Grande.

Nenhum comentário: