quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Educadores de Santarém (PA) aderem à Mobilização Social pela Educação

Com o intuito de incentivar a promoção de atividades que aproximam famílias e escolas, mobilizadores de Santarém, no Pará, têm divulgado o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) junto à comunidade escolar e conscientizado os educadores sobre os benefícios da interação com as famílias para a melhoria do aproveitamento do ensino. Por meio da inserção do tema em atividades como reuniões de Sindicato de Professores, os voluntários santarenos têm conquistado a adesão dos educadores e fortalecido a Mobilização na cidade.

Educadores conhecem a Mobilização durante
ato público da 5ª URE
Para dar início às ações, os mobilizadores – que tomaram conhecimento sobre o PMSE através do site da Mobilização no Portal do Ministério da Educação (MEC) –, divulgaram a Mobilização Social pela Educação no blog Modular Notícias, informativo dos professores do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), do polo de Santarém. O blog é mantido pela coordenação do SOME na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Álvaro Adolfo da Silveira, instituição na qual os profissionais da educação que atuam como mobilizadores em Santarém se encontram lotados.

Entre as atividades promovidas pelos mobilizadores locais, durante o ato público promovido pela 5ª Unidade Regional de Educação de Santarém (5ª URE), no dia 4 de novembro, os voluntários apresentaram aos presentes as principais orientações do PMSE e estimularam o debate sobre como a interação família-escola-comunidade pode contribuir para melhorar a qualidade da educação pública.

Divulgação do PMSE durante reunião do Sintepp
Ação semelhante foi desenvolvida durante a reunião do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), realizada no dia 3 de novembro. Na oportunidade, além de introduzir o Plano de Mobilização aos participantes, os mobilizadores orientaram os educadores a se inscreverem como mobilizadores, por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponibilizado no site e no blog da Mobilização, e os incentivaram, ainda, a repassar a mensagem do PMSE a outros profissionais da educação.

Com informações de Eládio Delfino Carneiro Neto, mobilizador em Santarém (PA).

Nenhum comentário: