sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Osasco (SP) desenvolve programa de visitas às famílias de alunos

A Secretaria Municipal de Educação de Osasco – com o apoio do portal educacional Planeta Educação, desenvolvido pela empresa Vitae Futurekids – vem promovendo o programa “A escola vai para casa”, com o intuito de aproximar familiares e educadores da rede municipal de ensino de Osasco. Por meio de visitas às casas dos alunos e utilizando materiais como a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, a secretaria tem buscado conscientizar a comunidade sobre a importância da participação dos pais e responsáveis no processo de aprendizado dos alunos.

Visita à casa de aluna da EMEF Manoel Barbosa de Osasco
A partir de novembro de 2011, o Programa “A Escola vai para Casa”, vem sendo desenvolvido por meio de visitas de agentes educacionais à casa dos alunos que começarão a frequentar, em 2012, o Ensino Fundamental de 9 anos. A meta é visitar, até fevereiro de 2012, as famílias dos alunos das 58 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), cujos filhos deverão frequentar o 1º ano nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), no próximo ano. As EMEFs envolvidas na iniciativa se inscreverem no Programa por meio do site http://www.aescolavaiparacasa.com.br/?pag=inscreva-se-no-projeto.

Cerca de 30 agentes educacionais estão responsáveis pelas visitas e por incentivar o elo entre a escola e a família. Os agentes são profissionais formados na área de educação para atuar diretamente com os alunos e seus familiares, em parceria com os professores da rede pública.

Aluno da 4ª E da EMEF Alípio da Silva Lavoura e agentes educacionais
“Durante as visitas, os agentes oferecem  orientações sobre como lidar com as adaptações dessa nova fase escolar e também apresentam a proposta curricular aplicada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de informar as famílias sobre os projetos oferecidos pelas unidades educacionais. Além disso, conhecem a realidade de vida de cada aluno, o que certamente ajudará o professor a lidar melhor com o estudante em sala de aula”, explica Márcia Rodrigues Santos, representante da Planeta Educação e coordenadora do programa em Osasco.

“Desde o seu início, em 2010, o Projeto ‘A Escola vai para Casa’ entende que os familiares têm muito a contribuir no bom aprendizado dos alunos. Desde o ano passado, essas visitas têm rendido uma aproximação importante, que vem gerando ótimos resultados”, afirma a Secretária Municipal de Educação de Osasco, Mazé Favarão.

Desde sua implementação, o Programa “A Escola vai para Casa” já promoveu visitas a famílias de 14 mil alunos da rede municipal de ensino de Osasco. Mais informações sobre o projeto em Osasco podem ser obtidas através do telefone (11) 3651-8723 ou pelo site: www.aescolavaiparacasa.com.br.

Com o apoio da Planeta Educação, ações semelhantes também vêm sendo desenvolvidas no município paulista de Porto Feliz. As ações nesta cidade podem ser conhecidas pelo site http://www.redefamiliaescola.com.br/.

Veja mais fotos das visitas às casas dos alunos.

Com informações de Márcia Santos, representante da Vitae Futurekids - Planeta Educação, e do Site Refrescante

2 comentários:

Daiane disse...

Parabéns pelo trabalho com as famílias dos alunos. É algo motivador, onde vemos a esperança para a educação ser renovada com a valorização das PESSOAS que exercem o papel de educar, tanto para a escola como para as famílias. Esse projeto veio para fortalecer a parceria de pais e professores que é fundamental para a aprendizagem dos alunos!

Daiane (agente educacional do projeto REDE FAMÍLIA ESCOLA)

Daiane disse...

Parabens ao Programa "A escola vai para casa" pelo trabalho com as famílias. É algo motivador ver o sorriso no rosto dos alunos, uma maneira de renovar as expectativas com a atenção que lhes é dada, uma esperança para todos aqueles que exercem o papel de educar buscando benefícios na aprendizagem dos alunos. É uma maneira de valorizar a comunidade e reforçar a parceria com o trabalho da escola onde quem sai ganhando são as crianças que tem por direito receber educação de qualidade.


Daiane
(agente educacional do programa Rede Família Escola)