quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Rede pela valorização dos professores latino-americanos é lançada em São Paulo

A Fundación AVINA - uma das entidades que apoiaram a realização do I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação - em conjunto com a Ação Educativa  e outras organizações de países da América Latina lançaram, nesta quarta-feira, 9 de novembro, a Rede pela Valorização d@s Docentes Latino-american@s.  A criação da rede surgiu a partir do diagnóstico comum de que a melhoria da qualidade da educação pública depende, entre outros fatores, de políticas de valorização dos docentes.

A articulação já conta com pessoas e organizações representando Argentina, Brasil, Equador, Paraguai, Chile, Uruguai, Nicarágua, Costa Rica e Peru, mas está aberta à participação de todos os países da região. “A agenda da valorização docente deve ser assumida por toda a sociedade, por isso a importância de se reunirem diferentes forças políticas nessa iniciativa”, diz Denise Carreira, coordenadora de Educação da Ação Educativa.

A rede possui três eixos estratégicos de atuação: comunicação, pesquisa e articulação política. Como ação do primeiro eixo, foi criado o portal Vozes da Educação (www.vozesdaeducacao.org.br), apresentado durante o evento do dia 9. Na oportunidade, também foram divulgados dados de um primeiro levantamento sobre o tratamento dos meios de comunicação latino-americanos às questões docentes. 


Em seu eixo de pesquisa, a Rede desenvolverá estímulo à produção e divulgação de estudos sobre a condição docente na América Latina, trabalhando também com pesquisas participativas em forma de consultas. Outras estratégias da Rede consistem em fomentar o debate desse tema na agenda pública e promover espaços de articulação política entre atores envolvidos na educação pública e com a valorização do ofício docente.

Entre as organizações vinculadas à iniciativa, estão Ação Educativa (Brasil), CDI – Centro para el Desarrollo de la Inteligencia (Paraguai), CIDPA – Centro de Estudios Sociales (Chile), El Abrojo (Uruguai), Escuelas del Bicentenario (Argentina) e Fundación AVINA. Apoiam a rede a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação.

Fonte: Observatório da Educação, com adaptações. 

Nenhum comentário: