quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Redenção (CE) elabora plano de ação para aproximar famílias e educadores

Acompanhar o processo de alfabetização das crianças do município, criar materiais para disseminar a mobilização – como jornal informativo, cartazes e vídeo institucional –, divulgar a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e elaborar projeto de lei para instituir o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação são algumas das estratégias que serão adotadas pelos mobilizadores da cidade cearense de Redenção, localizada a 55 km de Fortaleza, com o intuito de aproximar familiares e educadores. As ações de incentivo à interação família-escola-comunidade serão reforçadas no município, ainda, com o ciclo de 18 palestras nas escolas, programado para ter início no dia 1º de dezembro.

Primeira reunião do Comitê de Redenção
Essas e outras atividades foram planejadas durante a primeira reunião do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Redenção, realizada no dia 25 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME). Durante o encontro, o Comitê – composto por líderes religiosos, representantes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), educadores e gestores de escolas municipais –, elaborou o Plano de Ação que será implementado na cidade com base nas orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), do Ministério da Educação (MEC).

O Comitê de Redenção conta também com o apoio da secretária municipal de Educação, Ana Paula Fonseca, e da professora e coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (SME), Conceição Mesquita. O grupo de mobilizadores foi instituído durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, atividade promovida pela SME de Redenção, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), nos dias 27 e 28 de setembro de 2011.

Oficina de Formação de Mobilizadores

Participantes da Oficina
Cerca de 80 participantes, entre gestores escolares, técnicos da SME, representantes de pais, do Conselho Tutelar, do Conselho do FUNDEB e de veículos de comunicação locais, além de autoridades do município, como a prefeita Francisca Torres Bezerra -Cimar, a secretária municipal de Educação, vereadores e secretários de outras pastas, estiveram reunidos durante os dois dias de Oficina. A atividade de capacitação teve como objetivo apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação e orientar os participantes a incentivarem a interação família-escola-comunidade em Redenção.

As exposições da Oficina de Formação foram conduzidas pelo representante do MEC, Sérgio Benedito Maia. Para apresentar o PMSE, Sérgio Maia enfatizou a lógica da mobilização, que busca envolver diversos setores da sociedade em prol da garantia do direito de aprender de todos e de cada um dos brasileiros. O representante do Ministério da Educação forneceu também sugestões de como aplicar as orientações do PMSE de acordo com o público a ser mobilizado.

Integrantes do Comitê de Mobilização de Redenção
Para conscientizar os participantes sobre a realidade educacional brasileira, Sérgio Maia apresentou panorama da educação no País, incluindo dados sobre os avanços e os desafios a serem superados. Os participantes foram orientados também a acessar os sistemas de consulta dos principais programas do poder público de apoio à Educação, bem como a conhecerem e divulgarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas do município.

Leia mais sobre a Oficina de Formação de Mobilizadores em Redenção no blog da Secretaria Municipal de Educação.

Acesse aqui o Plano de Ação elaborado pelo Comitê de Mobilização do município cearense.

Conheça o folder distribuído pelos mobilizadores na comunidade para incentivar a interação entre pais e educadores.

Com informações de Conceição Mesquita, mobilizadora em Redenção (CE), e do blog da Secretaria Municipal de Educação de Redenção: http://ntmredencao.blogspot.com/.

Nenhum comentário: