quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Rio Grande do Norte realiza circuito de Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

Caicó, Parelhas, Currais Novos e Natal são os municípios do Rio Grande do Norte que recebem, de hoje, 16 de novembro, até o próximo sábado (19), a série de quatro Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizadas neste mês no estado, por meio da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Comitê de Mobilização potiguar.

Audiência Pública sobre importância da parceria família-escola
Os municípios do interior do estado que vão sediar as Oficinas estão concentrados na região do Seridó. Nesta quarta-feira (16), voluntários, educadores, lideranças sociais e religiosas, autoridades e representantes de diversos segmentos sociais estiveram reunidos em Caicó para receber, do representante do MEC, Sérgio Maia, orientações sobre como desenvolver atividades voltadas ao incentivo à participação das famílias e da comunidade na vida escolar das crianças e jovens que são alunos de escolas públicas locais. O objetivo da capacitação é estimular ações coletivas locais que possam contribuir com a melhoria da qualidade do ensino público.
 
Na quinta-feira (17), será a vez do município de Parelhas receber a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. O mesmo trabalho será realizado na sexta-feira (18), no município de Currais Novos. A capital, Natal, deverá receber sua terceira Oficina no sábado (19).

Os mobilizadores da capital potiguar e da região metropolitana têm sido, inclusive, os principais responsáveis pela expansão das atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade em várias localidades do Rio Grande do Norte, o que demandou a realização do calendário de oficinas no estado.

Paulo Ronaldo, representante do MEC
Na manhã do dia 28 de outubro, o grupo de mobilizadores de Natal e região, liderado pela professora Ione Campos de Freitas, apresentou o conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos a 62 professores da rede pública de ensino do município de Pureza. A exposição fez parte das ações do programa Criança 2000, ação desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (SESI/RN) em parceria com o Comitê de Mobilização potiguar. Durante a apresentação em Pureza, o gerente executivo de Responsabilidade Social do SESI/RN, Marcelo Dantas Nepomuceno, destacou a importância do acompanhamento da vida escolar de crianças e adolescentes para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Como forma de identificar os integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio Grande do Norte, o grupo produziu, ainda, uma camiseta que vem sendo usada nas atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade realizadas no estado.

Caminhada em Vera Cruz
De 15 a 21 de setembro de 2011, os mobilizadores potiguares também realizaram sua primeira Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação. A programação do período envolveu diversas atividades realizadas na capital, Natal, como o lançamento da campanha Eu acompanho a vida escolar do meu filho; o intercâmbio cultural entre estudantes de escolas estaduais com  diferentes Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); a Audiência Pública sobre a Importância da parceria família e escola; a palestra conduzida pelo representante do MEC, Paulo Ronaldo dos Santos, sobre a cartilha da Mobilização; e a Caminhada envolvendo pais, mães, estudantes, gestores e profissionais da educação do município de Vera Cruz.

Intercâmbio

Na manhã do dia 16 de setembro, com autorização prévia dos pais, os alunos de uma turma da Escola Estadual Professora Stella Gonçalves fizeram uma troca temporária de local de estudos com os alunos de outra turma do Instituto Ary Parreiras. As unidades de ensino são localizadas em Natal e possuem Idebs bem distintos. Uma escola tem superado as metas de qualidade de ensino estabelecidas pelo MEC para o referido indicador. A outra ainda encontra dificuldades para melhorar seu Ideb.

Alunos trocaram de escola por um dia
O intercâmbio foi organizado pelo mobilizador Ney Rocha de Freitas que também providenciou o transporte dos estudantes. Um dos objetivos da iniciativa foi promover a troca de experiências sobre as diferentes realidades físicas e de funcionamento das unidades de ensino, além do próprio intercâmbio cultural entre os estudantes. Outra finalidade foi auxiliar a escola com dificuldades na elaboração de seu plano de trabalho em busca de elevar o Ideb.

“A diretora da escola Stella Gonçalves, Isabel Cristina, que foi a primeira escola a receber a mobilização e é onde nós fazemos nossas reuniões, fez uma reunião com os pais para reforçar a importância do acompanhamento escolar dos filhos. Nessa escola, hoje, percebemos maior a participação dos pais”, revela Ione Campos.

Serviço:

Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação no Rio Grande do Norte
Camiseta dos mobilizadores de Natal
Cidade: Caicó
Data: 16 de novembro de 2011

Cidade: Parelhas
Data: 17 de novembro de 2011

Cidade: Currais Novos
Data: 18 de novembro de 2011

Cidade: Natal 
Data: 19 de novembro de 2011

Leia mais a respeito da Audiência Pública sobre a Importância da parceria família e escola, no Blog do jornalista Oliveira Vander.

Com informações de Ione Campos Freitas, representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio Grande do Norte.

Fotos da Audiência Pública: João Gilberto

Nenhum comentário: