quarta-feira, 30 de novembro de 2011

RN: interação família-escola é incentivada na região do Seridó

Oficina em Caicó
Orientar as lideranças sociais e os educadores de Caicó, Parelhas e Currais Novos na realização de atividades que estimulem a interação família-escola-comunidade foi o objetivo da realização das Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação promovidas nessas localidades, no dias 16, 17 e 18 de novembro. Os eventos de formação foram organizados em parceria pelos mobilizadores desses municípios - localizados na região norte-riograndense do Seridó - e o Ministério da Educação (MEC).


Em Caicó, a Oficina realizada no dia 16 também reuniu representantes dos municípios de Jucurutu e Cruzeta. A formação foi conduzida pelo representante do MEC, Sérgio Maia, que falou sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) a cerca de 50 representantes de setores organizados da sociedade, do segmento religioso e de áreas do poder público como Educação, Saúde, Assistência Social e conselhos.


Oficina em Currais Novos
Em Parelhas, Sérgio Maia ofereceu capacitação semelhante, no dia 17 , a cerca de 60 participantes, entre representantes do próprio município e das cidades de Jardim do Seridó, Equador e Santana do Seridó.

No dia 18, além da cidade sede da Oficina, Currais Novos, estiveram presentes representantes do município de Acari. A atividade reuniu cerca de 45 participantes.

Como resultado das orientações para o incentivo à interação família-escola-comunidade na região, cada município formou equipes de mobilizadores que devem organizar seu trabalho em Comitês de Mobilização Social pela Educação. Cada grupo terá como meta conscientizar as famílias a respeito da importância da participação na vida escolar dos filhos, além de demonstrar aos pais os reflexos positivos dessa atenção para a melhoria do aprendizado.

Os Comitês serão organizados, ainda, para cobrar dos gestores municipais e estaduais da educação a promoção da interação família-escola em suas respectivas redes de ensino. Vão solicitar, ainda, maior participação dos gestores na Mobilização Social pela Educação e a inclusão do tema nas políticas educacionais locais.

Oficina em Parelhas
Cada grupo deverá nortear suas ações, do mesmo modo, com foco no alcance das metas estabelecidas pelo MEC para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para isso, programam realizar um próximo encontro, ainda na primeira quinzena de dezembro. Para o início das atividades, os Comitês deverão eleger uma escola para o desenvolvimento de um projeto piloto de Mobilização, sem que as demais localidades sejam excluídas do incentivo à interação família-escola.


Leia mais:
Rio Grande do Norte realiza circuito de Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

Com informações de Geraldo Soares Wanderley e Ana Etelvina Neta de Araújo, mobilizadores sociais pela educação na região norte-riograndense do Seridó.

Nenhum comentário: