terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Comitê de Icatu (MA) discute participação no Seminário Internacional de Mobilização e planeja ações para 2012

Compartilhar as experiências e os conhecimentos expostos durante o 1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade, realizado em outubro em Fortaleza (CE), e dar início ao planejamento de ações para 2012 foram os objetivos do encontro promovido pelo Comitê de Mobilização de Icatu (MA), no dia 6 de dezembro. Mais de 50 mobilizadores estiveram reunidos nesta atividade, realizada no templo da Assembleia de Deus da cidade, e que também proporcionou  espaço para avaliação das ações de Mobilização desenvolvidas no município em 2011.

Lúcia Vidal fala sobre a participação do Comitê de Icatu
no Seminário Internacional de Mobilização
Para disseminar entre os demais mobilizadores as informações obtidas durante o Seminário Internacional, os cinco representantes de Icatu nesse evento – a secretária adjunta de Educação e integrante do Comitê de Mobilização, Lúcia de Fátima Vidal e os mobilizadores Juarez Alves Lima, Joseana de Almeida Garcês, Joana Gomes Garcês e Reginaldo Alves Lima – dividiram a apresentação sobre  os principais temas discutidos na atividade de Fortaleza.

As palestras dos especialistas internacionais e as lições aprendidas a partir das boas práticas de mobilização expostas por voluntários de diversas regiões do País foram os destaques das apresentações dos mobilizadores icatuenses. Para subsidiar as exposições sobre o Seminário, os integrantes o Comitê de Icatu distribuíram kits contendo resumo elaborado por eles sobre as atividades do evento na capital cearense e exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Planejamento para 2012

Mobilizadores discutem, em grupos, ações para 2012
Após o debate sobre a participação do Comitê no Seminário Internacional, os mobilizadores deram início ao planejamento de estratégias para ampliar e fortalecer as atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade em Icatu no próximo ano. Divididos em cinco grupos, os mobilizadores discutiram ações e estabeleceram metas para 2012, como conquistar a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos agentes comunitários de Saúde.

Além dessa parceria, o Comitê de Icatu pretende formar equipes para atuar junto às escolas públicas da zona urbana e rural, com o objetivo de identificar alunos filhos de famílias de  baixa  renda, para dar maior suporte e orientação a essas famílias e aos estudantes que delas fazem parte.

Com informações de Lúcia de Fátima Andrade Vidal, mobilizadora em Icatu (MA).

Nenhum comentário: