segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Consórcio CCPR-Repar divulga II Encontro de Mobilização Social pela Educação de Araucária (PR)

Clique aqui para ler o boletim.
O II Encontro de Mobilização Social pela Educação realizado em Araucária, no Paraná, foi destaque na edição do informativo bimestral - novembro/dezembro de 2011 - do Consórcio CCPR-Repar, formado pela construtora Camargo Corrêa e a pela Promon. O evento marcou a assinatura do termo de compromisso, entre a Secretaria Municipal de Educação de Araucária (Smed) e o Ministério da Educação (MEC), para o desenvolvimento de atividades direcionadas ao incentivo à interação família-escola-comunidade e que estejam focadas na colaboração com a melhoria da qualidade do ensino público na região.
 
O Encontro foi realizado no dia 30 de novembro, como resultado da parceria entre o Comitê local de Mobilização Social pela Educação, a Gerdau, a Promon Engenharia, o Instituto Camargo Corrêa, a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (FACIAP) e a Smed de Araucária.

A programação do evento incluiu palestras conduzidas pelas conselheiras municipais de educação, Célia Rodrigues Gonçalves e Suelene Priscila Henkel, sobre a importância da interação família-escola-comunidade. Contou, ainda, com exposição conduzida pelo membro da equipe da Mobilização Social pela Educação do MEC, Paulo Ronaldo dos Santos, que orientou os convidados a promoverem ações conjuntas no sentido de envolver a sociedade em iniciativas que estimulem a aproximação entre famílias de alunos e educadores. Ele ainda lembrou que esse trabalho de mobilização deve incluir estratégias que tenham por finalidade conscientizar os pais sobre a importância do acompanhamento da trajetória escolar dos filhos e sobre os reflexos dessa atenção para o alcance do sucesso escolar.



Paulo Ronaldo da equipe da Mobilização/MEC
O II Encontro de Mobilização Social pela Educação de Araucária reuniu representantes de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil, professores, pais e mães de alunos, além de lideranças comprometidas com a evolução da educação pública na região. Além da secretária municipal de Educação de Araucária, Maria José Basso de Paula Lima Dietrich, o evento contou com a presença da diretora do Departamento do Ensino Fundamental da Smed/Araucária, Arlete Lopes, do diretor adjunto do Consórcio CCPR, Jorge Patrício, do representante do Instituto Camargo Corrêa, Flávio Carlos Seixas, do mobilizador social pela Educação, Moacir Tuleski e da diretora da FACIAP, Yvy Karla Abbade.

A cidade de Pinhais (PR) foi representada no Encontro por sua secretaria de Educação, Cristiane Arns. O município de Almirante Tamandaré (PR), por sua vez, esteve representado pela diretora do Departamento de  Ensino da  Secretaria municipal de Educação e Cultura, Ângela Márcia Ferreira da Silva, além da coordenadora do Conselho de Educação e Assistência Social do Programa Ciranda de Pais naquele município, Emily Emanuele Scarante Pereira. A professora da Universidade de Nancy, na França, e coordenadora do conselho internacional do mesmo programa, Catherine Pelletier, também esteve presente no evento.

Seis compromissos do Comitê de Mobilização de Araucária

Ainda durante a programação do Encontro, os representantes do Comitê de Mobilização de Araucária explicaram os seis compromissos que norteiam o trabalho do grupo. Incentivar as famílias a participarem da vida escolar dos filhos; sensibilizar os estudantes para o valor que a Educação agrega ao seu desenvolvimento pessoal e ao bem-estar social; estimular a participação da comunidade escolar (diretores, coordenadores e professores) na promoção da educação de qualidade; contribuir para a consolidação da cultura de participação comunitária na gestão pública de educação; incentivar e apoiar o poder público em seu papel de garantir a qualidade da educação; e ampliar o conhecimento sobre Educação e promover o engajamento das pessoas no processo de mobilização social, são os compromissos assumidos pelo Comitê como forma de colaborar com a  melhoria da qualidade da educação no município de Araucária.

Acesse aqui
a edição do boletim novembro/dezembro de 2011 do Consórcio CCPR-Repar.



Confira aqui balanço das ações do Consórcio CCPR-Repar de 2010 a agosto de 2011.

Com informações de Aline Macedo, mobilizadora social pela educação no RH-Sustentabilidade do Consórcio CCPR - Repar.

Nenhum comentário: