segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Paraíba: Mobilização Social pela Educação avança na região do Cariri

Cerca de 450 pessoas participaram do Lançamento
Atendendo ao chamado dos mobilizadores paraibanos, da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Tutelar, cerca de 450 pessoas participaram do Lançamento da Mobilização Social pela Educação no município de Gurjão, na região do Cariri paraibano, no dia 23 de novembro. A atividade contou com a presença de representantes de diversos segmentos sociais, de órgãos públicos – Prefeitura, secretarias municipais, Câmara de Vereadores e Ministério Público – e de instituições religiosas - igrejas Católica,  Assembleia de Deus e Congregacional -, além de gestores escolares, professores da rede pública e pais de alunos.

A divulgação do Lançamento da Mobilização foi feita por meio da rádio Gurjão FM, onde a mobilizadora Azimar Fernandes concedeu entrevista sobre a Mobilização Social pela Educação e convidou os ouvintes a participarem do evento. A atividade contou com a presença, ainda, de conselheiros tutelares dos municípios de Santo André e Soledade, vizinhos à cidade sede do Lançamento.

Mobilizadora Azimar Fernandes durante
entrevista a rádio local
Durante o evento, autoridades como o secretário municipal de Educação de Gurjão, José Fabiano Araújo, discursaram sobre a importância da colaboração e do envolvimento de toda a comunidade em ações em prol da melhoria da Educação.  A apresentação sobre as orientações contidas no Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) ficou a cargo de Azimar Fernandes, que incentivou o diálogo entre os participantes sobre os benefícios da parceria entre escola, família e comunidade.

Para complementar a exposição, os mobilizadores distribuíram exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, incentivando a leitura da publicação e o debate a respeito do seu conteúdo.

Resultados

Autoridades locais compuseram a mesa de abertura do evento
A partir do evento de Lançamento do PMSE no município, tiveram início as articulações para a criação do Comitê de Mobilização local, que será constituído por representantes dos diversos segmentos sociais que participaram da atividade.

Os representantes da Câmara de Vereadores, por sua vez, afirmaram, durante o Lançamento, que será elaborado Projeto de Lei para instituir o dia 23 de novembro como o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação na cidade paraibana.

Veja mais imagens do evento no blog do mobilizador Francisco Joaquim Júnior.

Com informações de Azimar Fernandes, mobilizadora na Paraíba.

Nenhum comentário: