terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Encontro discute relação entre famílias e educadores em Presidente Prudente

Encontro de famílias e educadores em Prudente
Com o objetivo de oferecer espaço para reflexão sobre a importância dos valores nas relações que se estabelecem no cotidiano escolar, os representantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Presidente Prudente, em São Paulo, realizaram na tarde desta terça-feira (06), o 2º Encontro de Famílias e Educadores da Rede Municipal de Educação. O evento foi promovido no Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (Ceforppe).

Durante o encontro, a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, enfatizou que a mobilização social hoje é realidade em Prudente. “É um movimento que nasceu do compromisso de todos pela educação. Através da educação se consegue o desenvolvimento da sociedade. Prudente disse sim à mobilização. Os órgãos públicos e a sociedade se irmanaram para que a educação aconteça de forma que garanta a qualidade do ensino”, afirmou a secretária no evento que teve a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Casa de Oração para Todos os Povos e do Conselho Tutelar.

Secretária municipal de Educação, Ondina Gerbasi
A programação do encontro teve início com a apresentação dos alunos da Escola Municipal Carmen Pereira Delfim, que frequentam a oficina de canto coral do programa Cidadescola. Com exibição das músicas “Como Zaqueu” e “Marcas do que se foi”, os estudantes surpreenderam o público de aproximadamente 150 pessoas, formado por pais de alunos, gestores, educadores, representantes de organizações não governamentais, conselheiros tutelares e mobilizadores sociais pela educação.

O vereador Douglas Kato Pauluzi esteve presente na abertura do encontro e parabenizou o trabalho do comitê. O evento também contou com palestra proferida pelo pastor da Casa de Oração para Todos os Povos, José Antônio, sobre o tema “Vida em comunidade”. Ele destacou a troca de experiências e conhecimentos que pode ser possibilitada por meio do convívio social. "Só teremos uma sociedade melhor com a aquisição de conhecimento. O conhecimento faz com que olhemos para o próximo, tornando nossas vidas melhores”, mencionou.

A coordenadora do Comitê de Mobilização, Regina Ferreira Pinhal, ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado em Prudente no incentivo à interação família-escola-comunidade. “Além das escolas, neste ano começamos a trabalhar com as famílias nesses encontros, o que deu muito certo. O comitê deu mais visibilidade ao trabalho que era realizado na Seduc. Agora, a escola vive o momento de sair para o entorno, o que tem melhorado significativamente a participação dos pais na escola”, explicou.

A palestra do professor Astromar Miranda Braga sobre o tema a “Importância dos Valores na Educação” encerrou a programação do encontro. O palestrante enfatizou que valores como tolerância e sensibilidade são essenciais para a parceria harmoniosa entre a família e a escola.

Com informações da jornalista Samanta Cardoso da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Presidente Prudente.

Nenhum comentário: