quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

RN: mobilizadores do Seridó organizam trabalho para 2012

Escola de Parelhas divulga Interação família-escola
Mobilizadores Sociais pela Educação da região do Seridó, no Rio Grande do Norte (RN), estiveram reunidos no dia 16 de dezembro, na cidade de Acari, para definir o plano de metas do grupo para 2012 referente ao incentivo à interação família-escola-comunidade. As ações para o próximo ano terão como finalidade envolver a sociedade em atividades que possam colaborar com a melhoria da qualidade do ensino público local.

A reunião em Acari foi precedida de outros encontros realizados em cidades da região que estiveram representadas nas Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, eventos promovidos nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Caicó, Parelhas e Currais Novos. Os grupos de mobilizadores organizados nessas oficinas levaram para os seus municípios a discussão aprofundada sobre a criação e a continuidade do trabalho dos Comitês de Mobilização Social pela Educação.

Esses grupos promoveram encontros nas cidades de Jucurutu, Cruzeta, Jardim do Seridó, Equador, Santana do Seridó e Acari para definir estratégias de ação, de alcance local e regional, com o objetivo de ampliar a Mobilização Social pela Educação. O planejamento elaborado nesses encontros foi submetido à apreciação do conjunto de mobilizadores na reunião do dia 16 de dezembro.

Alunos, pais e educadores participam da caminhada
Essa reunião do dia 16 também teve como finalidade oferecer espaço para a formulação de uma proposta única que beneficiasse a educação de todas as cidades da região. A pauta desse encontro foi divida em quatro etapas: 1) Contextualização e objetivos, apresentados pelo mobilizador, Geraldo Soares Wanderley; 2) Apresentação das propostas  elaboradas por cada grupo nas reuniões realizadas em cada cidade; 3) Definição das atividades e estratégias comuns que serão desenvolvidas em âmbito regional e local; e 4) Parceiros principais do processo e contribuições esperadas.

Como resultado das discussões, o conjunto de mobilizadores do Seridó programa para fevereiro de 2012, a apresentação do Plano  de Mobilização Social pela Educação durante a Semana Pedagógica, evento que deverá envolver educadores das redes municipais e estadual das 10 cidades envolvidas. Esta ação será desenvolvida pelas equipes formadas a partir das oficinas realizadas pelo MEC, em novembro de 2011.

Escola de Parelhas organiza caminhada
O grupo também prevê apresentar a Mobilização Social pela Educação às famílias, durante a primeira reunião de mães e pais do próximo ano, em cada escola, tendo como base para discussão o conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Serão convidados para essas reuniões representantes de segmentos organizados e órgãos públicos, com o objetivo de que passem a fazer parte das atividades regionais e locais da Mobilização.

Buscar parcerias com representantes de empresas locais e\ou regionais, instituições religiosas, associações comunitárias, conselhos tutelares e secretarias municipais, entre outros atores, para que colaborarem com a Mobilização Social pela Educação no Seridó, também faz parte do plano de trabalho dos mobilizadores da região para o próximo ano.

As ações previstas para 2012 incluem, ainda, a busca pelo apoio dos veículos de comunicação, como rádios e jornais, além do uso dos meios de divulgação comunitários e da internet para disseminação da mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos às famílias de alunos.

O grupo programa, ainda, realizar um Seminário Regional, com a presenças de prefeitos, secretários de educação e lideranças de diversos segmentos dos 26 municípios do Seridó, para apresentação e discussão sobre a Mobilização Social pela Educação e sobre os reflexos do programa para a melhoria da qualidade da educação pública na região.

Oficinas estimulam mobilização em Parelhas

Escola de Parelhas mobiliza comunidade
"Após as Oficinas realizadas pelo MEC, no mês de novembro, em parceria com a Diocese de Caicó e a Pastoral Carcerária, no âmbito do projeto Educar para promover uma cultura de paz, a Mobilização Social pela Educação começa a dar os primeiros passos em Parelhas", explica o mobilizador na região do Seridó,  Geraldo Soares Wanderley.

Ele relata que a Escola Municipal Vereador Inácio Miranda, localizada no bairro São Sebastião, em Parelhas, unidade de ensino que sediou a Oficina local, realizou neste mês de dezembro uma semana de palestras, com exibição de filmes, entre outras atividades direcionadas aos pais de alunos atendidos do 1.º ao 6º. anos. A escola também organizou uma caminhada pelas ruas do bairro, com a participação de alunos, pais, profissionais da educação e lideranças sociais. As iniciativas fazem parte do projeto A família no ambiente escolar: constribuições à aprendizagem da criança que tem como objetivo promover a integração e o diálogo entre as famílias e a escola, com vistas ao rendimento escolar dos alunos.

Com informações de Geraldo Soares Wanderley e Ana Etelvina Neta de Araújo, mobilizadores sociais pela Educação na região do Seridó (RN).

Nenhum comentário: