quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Tabira (PE) amplia parcerias e intensifica mobilização da comunidade pela Educação


Cartilha da Mobilização divulgada em encontro pastoral
Os mobilizadores sociais pela Educação de Tabira (PE) vêm alcançando cada vez mais famílias com a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Na realização desse trabalho, os voluntários têm buscado divulgar o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) em eventos locais e de outros municípios pernambucanos, além de ampliar a parceria com lideranças comunitárias e religiosas com o intuito de envolver a sociedade em ações que visem à melhoria da qualidade da educação pública local.

Durante a programação do “Dia da Cidadania”, evento promovido no dia 25 de novembro pela Secretaria Municipal de Ação Social de Tabira, os mobilizadores e conselheiros tutelares Aílson Alves de Sousa, Rodrigo Ferreira Batista, Genildo de Almeida e Maria do Socorro Meneses divulgaram a Mobilização Social pela Educação e distribuíram exemplares da cartilha aos cerca de 500 participantes da atividade. Nesta ação, os mobilizadores contaram com o apoio do bispo e representante da Pastoral da Criança de Tabira, Ivani Ferreira.

A organização do “Dia da Cidadania” também recebeu a colaboração de profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Casa da Costura e do Setor Jurídico da Prefeitura.
Interação família-escola no Dia da Cidadania.

Ainda no mês de novembro, os mobilizadores de Tabira apresentaram o PMSE à conselheira tutelar do distrito pernambucano de Fernando de Noronha, Matilde Martins da Costa. Eles conversaram com a colega conselheira sobre o conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e disponibilizaram exemplares da publicação para que ela desenvolva, junto aos pais e às mães de alunos do arquipélago, o trabalho de incentivo à interação família-escola.

A mensagem da cartilha também foi destaque na programação do encontro dos coordenadores de pastorais da Diocese de Afogados da Ingazeira (PE). Durante o evento, realizado nos dias 05 e 06 de novembro, o mobilizador Aílson Alves de Sousa, que é coordenador da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora dos Remédio, em Tabira, apresentou os objetivos da Mobilização Social pela Educação, distribuiu exemplares da cartilha e conversou com o bispo, Dom Egídio Bisol, sobre a importância de divulgar a Mobilização nas atividades da Diocese. O bispo, por sua vez, se comprometeu em realizar, no início do ano letivo de 2012, palestras direcionadas às famílias tabirenses, para incentivar os pais a participarem da vida escolar dos alunos.

Conselheiros tutelares de Tabira e Fernando de Noronha.
A parceria com lideranças religiosas também foi reforçada, no dia 04 de novembro, por meio da apresentação do PMSE ao padre Aldo Guedes de Carvalho. O religioso vem inserindo em suas pregações a conscientização da comunidade a respeito dos benefícios da interação família-escola para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas. Assim como o bispo Dom Egídio Bisol, o padre Aldo programa conduzir palestras nas escolas de Tabira, no início do próximo ano letivo. Essas exposições deverão contar com o apoio de membros das pastorais da Criança e da Família.

Nenhum comentário: