sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Almirante Tamandaré (PR) incentiva Campanha de Mobilização na volta às aulas

Reunião do grupo de escolas no bairro Tranqueira
O incentivo à interação família-escola-comunidade terá destaque no plano de ação que os diretores das escolas municipais de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, Paraná, vão elaborar para 2012. A orientação foi repassada a esses gestores pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), em reunião de planejamento promovida na quarta-feira, 25 de janeiro. A iniciativa marca a adesão da rede de ensino à Campanha de Mobilização Social pela Educação na volta às aulas que o Ministério da Educação (MEC) promove neste início de ano.

Como explica a diretora do Departamento de Ensino da Smec/Almirante Tamandaré e membro do Comitê local de Mobilização Social pela Educação, Ângela Márcia Ferreira da Silva, os diretores têm prazo até o final de fevereiro para devolver o plano de trabalho à Smec. Antes disso, a partir do dia 02, quando tem início o ano letivo, esses gestores vão discutir com a comunidade escolar as atividades que serão previstas no documento com a finalidade de estimular a aproximação entre família, educadores e lideranças sociais para que, em conjunto, atuem em prol da melhoria do desempenho escolar dos alunos e da qualidade da educação local.

A mobilizadora ainda prevê que cada segmento da comunidade escolar famílias, funcionários e professores, gestores e estudantes – deverá assumir como compromisso a realização das atividades que vão constar no plano de trabalho para 2012.

Continuidade das ações

A Smec de Almirante Tamandaré tornou-se parceira do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) em 2011. A partir do segundo semestre do ano passado, a gestão do ensino municipal elaborou e colocou em prática o Projeto Itinerante de Mobilização Social pela Educação. A ação foi desenvolvida por meio da organização das escolas da rede em 10 grupos de trabalho, atendendo ao critério da aproximação por bairros.

Em cada um dos grupos de escolas, a Smec/Almirante Tamandaré promoveu reuniões para sensibilizar os gestores de escolas e de Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) sobre a importância da interação família-escola-comunidade. Nesses encontros, a Secretaria divulgou sua proposta referente ao tema e acatou sugestões dos participantes para garantir o alcance dos objetivos do Projeto Itinerante de Mobilização.

As reuniões foram realizadas no período noturno para facilitar, ainda, a participação das famílias e de representantes de entidades religiosas, empresas e organizações não governamentais, entre outros. Os encontros contaram com palestras da doutora em pedagoria, professora Ângela Mendonça, que falou sobre o papel dos pais na educação dos filhos e sobre a abordagem do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em relação ao compromisso de cada cidadão e das famílias na formação dos jovens.

Acesse aqui o Projeto Itinerante de Mobilização Social pela Educação.

Acesse aqui outras notícias sobre a Campanha de Mobilização Social pela Educação na volta às aulas.

Um comentário:

Anonimo disse...

Realmente é muito importante esta interação familia-escola-comunidade, pois nem sempre a familia sabe o que esta realmente acontecendo com seus filhos na escola, as vezes até os filhos enfrentam situações criticas na escola sem a familia nem ficar sabendo. Adorei a iniciativa

Criação de Sites