sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Envie informações sobre seu Comitê para o blog e o site da Mobilização

O site e o blog da Mobilização Social pela Educação divulgam, na seção “Comitês de Mobilização”, grupos de voluntários que organizam seu trabalho em diversas localidades do País, com o objetivo de envolver as famílias de alunos e os representantes de diversos setores sociais em iniciativas que visam colaborar com a melhoria da qualidade da educação pública. Se você, mobilizador, integra um Comitê, mas o grupo não figura entre os divulgados em nossos espaços, saiba como enviar informações para que seu Comitê seja incluído na listagem.

Primeiro passo

O primeiro passo é cadastrar-se como mobilizador. Para tanto, acesse a ficha de inscrição disponível na área “Torne-se um Mobilizador” do site ou “Como Participar” do blog, salve o arquivo em seu computador, preencha os dados solicitados e envie o arquivo para mobilizacaosocial@mec.gov.br. Essas informações serão arquivadas no Banco de Dados do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC).

A partir dos dados informados nesse formulário, divulgaremos a lista de integrantes do Comitê de Mobilização do qual você faz parte, os respectivos cargos ou instituições que representam e e-mails. O objetivo é facilitar a comunicação com outros interessados de sua região que pretendem fazer parte das ações de incentivo à Interação família-escola-comunidade.

Contato com mobilizadores

Dados como CPF, telefone e endereço não serão divulgados. Servirão apenas para que a equipe do MEC possa entrar em contato com os mobilizadores da sua localidade para a realização de possíveis eventos de formação em sua região, a exemplo das Oficinas de Capacitação ou do Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade, realizado em Fortaleza (CE) em outubro de 2011. 

Divulgação de suas ações

Além dos dados dos mobilizadores, os representantes dos Comitês também devem informar à equipe do MEC as ações programadas ou já desenvolvidas pelo grupo. Se houver portaria ou lei municipal que institua oficialmente o Comitê, pedimos que nos enviem os arquivos. É interessante também divulgar como se deu a criação do Comitê – de quem foi a iniciativa, se houve evento para marcar a formação do grupo, quais as parcerias conquistadas, entre outros. A história de formação do Comitê do qual você faz parte e as ações que o seu grupo tem promovido podem inspirar a replicação de práticas semelhantes em outras localidades.

É importante lembrar que, para ser considerado Comitê, o grupo não precisa ser numeroso. Um Comitê pequeno, porém atuante, pode dar grande contribuição à melhoria da qualidade da educação pública em seu município ou região.

Clique aqui para mais orientações sobre a criação, a composição e o funcionamento de um Comitê de Mobilização Social pela Educação.

Saiba como enviar notícias para o site e o blog da Mobilização.

Nenhum comentário: