quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mobilizadores de Parnamirim (RN) comemoram redução em taxa de analfabetismo

Atentos aos indicadores da educação em seu município, os membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, comemoram a redução da taxa de analfabetismo da população da cidade com 15 anos ou mais de idade. A taxa, que era de 13,8% em 2000, caiu para 8,3% em 2010, conforme divulgado em novembro de 2011 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A redução de 42% na taxa colocou Parnamirim como o município com a menor percentagem de analfabetismo da população com mais de 15 anos em todo o estado. Durante reunião do Comitê para avaliação das ações do grupo ao final de 2011, os integrantes tomaram conhecimento sobre os números e comemoraram os avanços.

O mobilizador José Jair da Silva ressaltou a contribuição das ações de incentivo à interação família-escola promovidas pelo Comitê local para a melhoria do indicador. “O Comitê de Mobilização de Parnamirim fez sua parte. A equipe trabalhou bastante, em 2010 e em 2011, mobilizando pais, alunos, igrejas e escolas na cidade”, afirmou o integrante do Comitê.

Os 8,3% de analfabetismo em Parnamirim representam menos da metade da média estadual, que é de 18,5%. Por faixa etária, o analfabetismo na cidade, que é a terceira mais populosa do Rio Grande do Norte, é de 2,3% entre 15 e 24 anos; de 7,3% para a faixa entre 24 e 59 anos e de 27,6% para quem tem 60 anos ou mais.

Com informações de José Jair da Silva, membro do Comitê de Mobilização de Parnamirim, e do jornal Diário de Natal (DN) Online.

Nenhum comentário: