quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pindamonhangaba adere à campanha de Mobilização na volta às aulas

Mobilizadores da cidade paulista de Pindamonhangaba atenderam ao chamado para a Campanha de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação e estão se empenhando para conquistar parcerias com o intuito de desenvolver atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade no início do ano letivo de 2012.

A iniciativa desses voluntários também foi incentivada pelo convite feito pela integrante do Comitê de Mobilização local, Doris Bertolino, que reproduziu à sua rede de contatos a mensagem da Campanha de Mobilização.

Confira abaixo o convite feito por e-mail pela mobilizadora:
Querido(a) Mobilizador(a),
Quero com muito carinho solicitar a você que nos ajude nessa ação  de Mobilização Social pela Educação junto a sua comunidade, igreja, associação, seus vizinhos e familiares.

Para uma melhoria da qualidade de ensino de nossas crianças, se faz necessário que o diálogo na família e na comunidade aconteça frequentemente, e a cartilha – que também envio anexa e que pode ser impressa – constitui-se em um excelente material, prático, de simples entendimento, para auxílio das ações que podem e devem ser desenvolvidas por toda a comunidade.

Me coloco à disposição e, na medida do possível, posso ir ao seu bairro, à sua Igreja/comunidade/escola/família, ou outro lugar que houver necessidade, para de algum modo auxiliá-los nessa ação. Da minha parte, pretendo desenvolver a mesma atividade na escola próxima à minha casa.

Você pode me perguntar: mas com que tempo? E eu lhe respondo dizendo que a união faz a força, e que talvez você não tenha condições, mas conhece alguém que poderá fazê-lo, e a minha proposta então é:

Ajude essa pessoa de alguma forma a realizar essa ação.

Acredito que, por exemplo, se um líder religioso, em suas próximas reuniões e no decorrer do ano, ler um item da cartilha para seus fiéis e incentivá-los na tomada de atitude, teremos uma verdadeira revolução! Assim também com as demais lideranças e pais de família.
Quero poder contar com o seu retorno.

Um abraço fraterno, e que nosso Deus no seu imenso amor inunde os nossos corações de tal forma que estejamos todos empenhados para uma educação de melhor qualidade para todas as nossas crianças, adolescentes e jovens.

Doris C. P. Bertolino
Mobilizadora Social 
Pindamonhangaba/SP    
Resposta ao convite e planejamento de ações

Como resultado da iniciativa da mobilizadora, o Padre José Júlio Azarito, da Paróquia São Benedito, em Pindamonhangaba, foi o primeiro a se mostrar entusiasmado em aderir à campanha e a conversar com a sua comunidade religiosa sobre a mensagem da cartilha. O líder religioso ressaltou, ainda, a importância da sensibilização das famílias nesse momento de volta às aulas. “No final do ano, os pais já não estão com a mente voltada para a escola dos filhos, e sim para as festas e férias. Agora, com volta às aulas e compra de materiais escolares, pensamos que seja o melhor momento para a conscientização dos pais”, refletiu o padre.

A mensagem foi enviada pela mobilizadora a outros membros do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba e do Vale da Paraíba, a pastores e fiéis de diversas igrejas evangélicas do município e região, a representantes da Igreja Católica, do Conselho de Educação, do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bem como a integrantes do movimento Coalizão Pinda, que reúne representantes de diversos segmentos sociais para a promoção de ações antidrogas.

Doris Bertolino conta que está fazendo contato com a direção da escola pública mais próxima à sua residência e também levará o trabalho de mobilização das famílias à comunidade da instituição religiosa que frequenta – a Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém. A mobilizadora relata que a igreja possui cerca de cinco mil congregados e que o presidente da instituição, Pastor Euclides Vaz Junior, também é mobilizador e vem apoiando as ações do Comitê local desde o início das ações na cidade.

Mobilize você também sua comunidade em prol da educação nesse período de volta às aulas. Para a educação melhorar, todos devem participar!

Saiba mais sobre como você pode atuar:



Acesse aqui outras notícias sobre a Campanha de Mobilização Social pela Educação na volta às aulas.

Nenhum comentário: