terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Planaltino (BA) mobiliza comunidade em mutirão de matrículas

Mobilizadores que participam do Mutirão de Matrículas
Até esta sexta-feira, 27 de janeiro, os mobilizadores de Planaltino (BA) pretendem visitar todas as famílias da cidade e da zona rural em busca de alunos ainda não matriculados para o ano letivo de 2012. O Mutirão de Matrículas 2012 – Planaltino Mobilizado pela Educação, como a ação tem sido chamada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMECE), teve início no dia 18 de janeiro e vem envolvendo, além de representantes da SEMECE, conselheiros tutelares, diretores, professores e coordenadores pedagógicos de todas as escolas públicas do município.

Para atuarem junto às famílias, foram formados quatro grupos com aproximadamente 16 monitores cada, liderados por professores da rede municipal. Os mais de 60 agentes participaram, no dia 13 de janeiro, de capacitação promovida pela SEMECE, durante a qual receberam orientações sobre como abordar as famílias e preencher corretamente as fichas de matrícula, além de tomarem conhecimento a respeito das atribuições de monitores e coordenadores.

Visitas do Mutirão alcançam famílias da zona rural
de Planaltino
A atividade de capacitação, realizada na Escola Municipal Cantinho do Saber, foi conduzida pela coordenadora administrativa Graça Sudré, em conjunto com o diretor de ensino e apoio pedagógico, Marcos Paiva. Para a coordenadora, a visita às famílias não só garante maior número de novas matrículas e renovações, mas também aproxima educadores e familiares e permite que os profissionais da educação conheçam a realidade em que vivem os alunos.

“Desde 2009, a Secretaria Municipal de Educação de Planaltino vem realizando essa estratégia de visitação às famílias com o objetivo de envolvê-las no compromisso de manter os filhos matriculados e estudando. A cada ano, renova-se essa estratégia e mais voluntários se empenham nessa campanha para levar mais crianças à escola. O mutirão é um momento de conhecer a realidade em que vivem os alunos e suas respectivas famílias”, destaca a coordenadora Graça Sudré.  

Famílias recebem folders com dicas de como acompanhar
o cotidiano escolar dos filhos
Durante as visitas, os monitores discutem com as famílias o conteúdo de folder com dicas retiradas da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Após a conversa com os familiares, o folder é afixado em local estratégico da casa. 

Além de incentivar as matrículas de crianças e adolescentes, a ação também visa conquistar novos alunos para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Leia mais sobre o mutirão de matrículas e veja mais fotos da ação no blog Educa Planaltino:

Mobilização pela Educação em Planaltino visita casas na sede e zona rural do município 

SEMECE de Planaltino iniciou o Mutirão de Matrículas nesta quarta-feira - professores, diretores e coordenadores pedagógicos mobilizados pela Educação

Leia mais sobre as ações de Mobilização Social pela Educação em Planaltino (BA) 

Nenhum comentário: