terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Universitários de Presidente Prudente (SP) desenvolvem ações que aproximam famílias e educadores

A Mobilização Social pela Educação em Presidente Prudente conquistou mais um parceiro: a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Em parceria com o programa Escola da Família, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, alunos do curso de pedagogia da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste promoveram ação conhecida como “Domingo de Mobilização” na Escola Estadual Placídio Braga Nogueira, com o intuito de aproximar pais, alunos e educadores da comunidade local. A atividade deve ganhar novas edições em escolas de Presidente Prudente em 2012.

O mobilizador e acadêmico da Unoeste, Itamar Xavier, durante
  a ação na Escola Placídio Braga Nogueira
Organizado pelos acadêmicos Itamar Xavier e Samanta Araújo, o evento, realizado no dia 19 de novembro, reuniu cerca de 25 famílias, além de profissionais da educação e de outros segmentos, como dentistas, enfermeiros, advogados, psicólogos e o pastor da igreja Nova Jerusalém, Anderson Corazza.

A atividade recebeu o apoio, ainda, da integrante do Comitê de Presidente Prudente, a professora Maria José Arenales Arantes, que forneceu exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos para distribuição durante o evento e sugeriu aos alunos da Unoeste estratégias de mobilização das famílias. Para promover a conscientização das famílias sobre seu papel na trajetória escolar dos estudantes, os graduandos incentivaram o debate sobre a mensagem da publicação e esclareceram dúvidas dos participantes a respeito do seu conteúdo.

Durante o evento, a psicóloga e psicopedagoga Adriana Berguerand Xavier, em conjunto com a aluna do 7º semestre de pedagogia da Unoeste, Heliane Fernandes, ministrou palestra sobre “Dificuldades de aprendizagem e os caminhos que a família e a escola devem percorrer para superá-los”. A importância da interação família-escola-comunidade também foi tema de exposição conduzida por Heliane Fernandes e Itamar Xavier.

O estudante de pedagogia Itamar Xavier relata que a ideia de promover o Domingo de Mobilização surgiu durante suas pesquisas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que tem como tema “Interação entre escola e família na educação das crianças”. “Nessa pesquisa, percebi o quanto é importante a participação das famílias na vida escolar das crianças, e que educar não é papel apenas das escolas, mas de toda a sociedade”, refletiu Itamar.

A programação do Domingo de Mobilização contou também com palestras de prevenção contra drogas, apresentações culturais e sorteio de brindes.

Leia mais sobre a atividade no site da Unoeste.

Com informações de Itamar Xavier, aluno de pedagogia da Unoeste e mobilizador social pela Educação em Presidente Prudente.

Nenhum comentário: