terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Anápolis (GO) divulga ações de incentivo à interação família-escola-comunidade

Oficina da Capelania Escolar em Anápolis
A missionária capelã escolar que atua na cidade goiana de Anápolis, Elisabete Pereira, encaminhou à equipe Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (MEC), nesta semana, seu depoimento sobre as ações realizadas no município com a finalidade de conscientizar pais e mães a respeito da importância da atenção direcionada à trajetória escolar dos filhos.

Confira:
“Prezados senhores,

Há três anos, venho trabalhando numa escola pública em Anápolis, Goiás, primeiramente como missionária capelã escolar enviada pela minha igreja, Presbiteriana do Brasil, no Colégio Estadual Antensina Santana.

No entanto, ao saber da Mobilização Social pela Educação em meados de agosto 2009 e, após frequentar um curso específico para atuar nas escolas, oferecido pela Rádio Trans Mundial www.transmundial.com.br, tenho seguido às diretrizes do MEC neste sentido.

Assim, pelo sucesso da proposta da tarefa de auxiliar os alunos na melhoria do aprendizado, tornei-me uma das mobilizadoras pela Educação e venho oferecendo ‘oficinas’*1 para que voluntários recebam instrumentalização, formem parcerias que possam colaborar com doações de material pedagógico e conheçam as diretrizes da Mobilização Social pela Educação.

Nesta cidade, já promovi seis eventos, onde surgiram mais de vinte voluntários. As ações envolveram as comunidades de três grandes escolas, até 2011, mas, a partir de 2012, outros voluntários estarão se engajando no movimento.

Tenho contado com o apoio das Igrejas Presbiteriana do Brasil Orvalho do Hermom e Pioneira, a Segunda Igreja Batista de Anápolis e os Clubes dos Desbravadores da Igreja Adventista. Como parceira, a Sociedade Bíblica do Brasil tem ofertado material cristão-pedagógico a todos os alunos.

Sobre os resultados positivos a partir da participação da sociedade/igreja na escola, eu tinha em mente que uma abordagem que atrelasse família à escola seria benéfica, mas não sabia que seria tanto. É possível receber relatos dos professores quanto à mudança de comportamento dos alunos, o crescente respeito mútuo, a diminuição dos casos de bullying e a promoção de muitos.

Acho que este feed back é considerável para compensar nossos esforços que não são em vão. Por esta razão, envio esta notícia, a fim de que seja publicada, como meio de incentivar a participação de mais voluntários, famílias, igrejas, enfim, a sociedade de modo geral.

Para a Educação melhorar, todos devem participar.

Cordialmente,

Missionária Capelã Elisabete Pereira"
Ações orientadas pelo PMSE/MEC

Reunião da Capelania Escolar
Quando iniciou essas atividades no município, em 2009, Elisabete buscou organizar sua atuação por meio das orientações contidas no site e no blog da Mobilização Social pela Educação. Desde então, também buscou o apoio de outros voluntários que representam diferentes setores da sociedade anapolina para reforçar as ações de estímulo à aproximação entres famílias de alunos e educadores das escolas públicas locais.

Em contato com a equipe do MEC, Elisabete ainda tomou conhecimento sobre os materiais de divulgação disponibilizados pelo ministério para apoiar o diálogo dos mobilizadores com as famílias dos alunos. Assim, em 2012, ela e os demais mobilizadores da cidade vão utilizar, entre outros instrumentos, a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e a filipeta da Mobilização Social pela Educação em atividades que devem alcançar famílias de certa de 5 mil alunos de escolas estaduais e municipais de Anápolis.

*1  Oficinas de Capelania Escolar

As oficinas citadas pela mobilizadoras são eventos promovidos no âmbito da agenda da Capelania Escolar. Nessas atividades, a Mobilização Social pela Educação tem sido inserida na pauta dos temas abordados. A Capelania Escolar é um movimento missionário cristão sem bandeira denominacional que procura dar auxílio espiritual aos alunos e suas respectivas famílias, além de orientações à luz da Bíblia, para que haja melhor desempenho escolar e sejam minimizados os casos de violência, evasão e reprovações.

Nenhum comentário: