quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Escola em Jacundá (PA) mobiliza famílias de alunos na volta às aulas

Reunião de  famílias na Escola Jardim das Acácias em Jacundá
A Escola de Educação Infantil Jardim das Acácias*1, localizada no município paraense de Jacundá, iniciou o ano letivo promovendo  o I Encontro de Pais  e Educadores/2012 para divulgar e discutir a importância da participação efetiva da família na trajetória de estudos dos filhos. A atividade reuniu, no dia 28 de janeiro, cerca de 200 familiares de alunos.

A diretora da escola, Ilza de Fátima Ferreira Oliveira, conduziu as exposições do encontro oferecendo sugestões de como as famílias podem se envolver e contribuir com a melhoria da qualidade da educação na unidade de ensino. 

Ilza Oliveira reforçou aos pais e às mães, entre outras informações, aspetos aos quais eles devem estar atentos para que possam contribuir com o bom desempenho escolar, tendo em vista, ainda, a idade das crianças que frequentam a unidade de ensino:

- frequência e pontualidade - verificar se os filhos estão indo à escola e se chegam no horário certo.
- cuidado com a higiene pessoal da criança.
- importância do uso do uniforme.
- evitar que a criança porte objetos que coloquem em risco sua integridade física ou do colega.
- evitar que use na escola acessórios que dificultem seus movimentos.
- não levar a criança doente para a escola e avisar a professora sobre o estado de saúde da criança e/ou o motivo do afastamento.
- atender à convocação da escola para tratar de interesse das crianças ou do desenvolvimento das atividades na unidade de ensino (reuniões, convocações individuais, participação nas atividades, palestras).
- paciência na hora da entrada e saída das crianças, principalmente nos primeiros dias, na fase de adaptação, considerando que a criança ainda não está familiarizada com o ambiente e os profissonais da escola.
- procurar a direção da escola para críticas ou sugestões.
- avisar e/ou autorizar quando mandar outra pessoa buscar seu filho.



Cerca de 200 familiares participaram do encontro
A diretora da escola ainda apresentou aos pais o quadro de funcionários, a proposta pedagógica da unidade e o resultado da avaliação institucional realizada com a comunidade escolar referente às atividades desenvolvidas em 2011.

Ilza Oliveira também fez um relato sobre a história da unidade e sobre o compromisso dos funcionários e professores em continuar promovendo uma educação cidadã. Para o alcance desse objetivo, incentivou as famílias a reforçarem sua participação e contribuição relacionadas às atividades direcionadas ao aprendizado dos alunos. 

Leia mais sobre a Mobilização Social pela Educação em Jacundá (PA):

3 comentários:

Andréa Costa disse...

Parabéns Escola Jardim das Acácias pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo em nosso município.

Cleuma disse...

Fico feliz em fazer parte da cumunidade de pais desta tão conceituada escola.Parabéns pelo excelente trabalho que essa escola vem realizando em nosso município. Sucesso para toda equipe desta unidade de ensino.

dulce disse...

Parabéns Ilza pelo maravilhoso trabalho desempenhado com crianças carentes que precisam de toda nossa dedicação, pois a educação só muda com pessoas que fazem a diferença assim como vc!