quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Interação família-escola-comunidade é destaque em Encontro de Educação em Uruçuca (BA)

Clique na imagem para visualizar a programação do Encontro
“Como formar uma comunidade de aprendizagem baseada na parceria entre poder público, sociedade civil organizada e comunidade, voltada para a promoção de uma escola pública de qualidade, aliada ao desenvolvimento local?”. Esse foi o principal questionamento proposto pelo II Encontro de Educação do movimento Vila Aprendiz, realizado na Vila Serra Grande, localizada no município baiano de Uruçuca (BA), nos dias 8 e 9 de fevereiro.

Organizado pelo Instituto Arapyaú, o evento contou com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), da Prefeitura Municipal de Uruçuca, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), além do Projeto Chapada do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e do Instituto Natura. Participaram da atividade, ainda, a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, e o idealizador da Escola da Ponte de Portugal, professor José Pacheco.

Apresentação de ações de Mobilização em Planaltino (BA)

Durante o evento, que teve como objetivo promover a discussão e a troca de conhecimentos e experiências atuais em educação, as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação de Planaltino (BA) receberam destaque. A convite da presidente da UNCME, professora Gilvânia Nascimento, o secretário municipal de Educação de Planaltino, Renê Silva, apresentou, na manhã do dia 9, atividades realizadas pelo Comitê local com o intuito de incentivar a aproximação entre famílias, educadores e comunidade, como o Mutirão de Matrículas e as visitas às casas dos alunos.

Secretário de Educação de Planaltino, Renê Silva, apresenta
as ações de mobilização no município
De acordo com Renê Silva, a exposição sobre as atividades de Mobilização em Planaltino teve bastante repercussão entre os participantes. “Muito mais do que apresentar a experiência de Planaltino, as aprendizagens compartilhadas servirão para incrementar a discussão do projeto de educação que está em curso em Planaltino”, complementou o secretário.

Ao fim de sua apresentação, o secretário de Educação de Planaltino foi convidado por lideranças regionais e pela Secretaria Municipal de Educação de Uruçuca a debater de forma mais detalhada as ações de mobilização da comunidade desenvolvidas pelo Comitê planaltinense em encontro a ser realizado ainda neste primeiro semestre de 2012.

Leia mais sobre a participação dos mobilizadores de Planaltino no encontro no blog Educa Planaltino.

Acesse aqui a programação completa do II Encontro de Educação do Vila Aprendiz.

Nenhum comentário: