quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Territórios de Identidade baianos discutem políticas públicas para crianças e adolescentes

A partir desta quinta-feira, 1 de março, o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CECA) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), começam a realizar conferências nos 26 Territórios de Identidade baianos para discutir políticas públicas para crianças e adolescentes no Estado. Três cidades abrem a série de conferências: Livramento, Valença e Jaguaquara, que reunirão profissionais da área e gestores públicos dos territórios do Sertão Produtivo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá.

Com o tema Mobilizando, implementando e monitorando a Política e o Plano Decenal os encontros têm como finalidade mobilizar governo e sociedade civil organizada para a implementação e monitoramento da política nacional e do plano decenal dos direitos humanos de crianças e dos adolescentes no estado. Os eventos serão preparatórios para a VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que vai acontecer em Salvador, no período de 01 a 04 de maio, no Centro de Convenções.

“O Brasil firmou sua posição ao declarar crianças e adolescentes como prioridade absoluta e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é o instrumento fundamental para o desencadeamento das ações necessárias ao cumprimento desse propósito” informa Angela Gonçalves, superintendente de Assistência Social da Sedes. Para ela, hoje, meninos e meninas são sujeitos de direitos prioritários nas políticas públicas e na destinação privilegiada de recursos públicos.

Na semana que vem, será a vez dos territórios Bacia do Jacuípe, Itaparica, Portal do Sertão, Bacia do Paramirim e Oeste Baiano. Na programação estão previstas apresentações culturais, palestra sobre o tema principal, grupos de trabalhos, discussão e aprovação das propostas, eleição dos delegados, dentre outras atividades.

Fonte: ASCOM/SEDES

Nenhum comentário: