sexta-feira, 23 de março de 2012

BA: mobilização é divulgada por videoconferência no Mutirão Social do Pacto pela Vida em Salvador

O Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e a importância da interação família-escola-comunidade para a melhoria do aprendizado e da qualidade da educação têm sido divulgados a lideranças sociais e demais participantes e colaboradores do Mutirão Social Pacto pela Vida, evento itinerante realizado aos finais de semana na capital baiana, Salvador. Neste mês de março, os temas foram pautas de duas videoconferências que fizeram parte da programação do Mutirão.

Articuladas pela mobilizadora social pela educação e professora na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Valnice Paiva, as conferências foram direcionadas, no dia 10 de março, a representantes da comunidade da Escola Municipal Fazenda Coutos e, no dia 03, a lideranças e moradores da região Nordeste de Amaralina. 

Fazenda Coutos

As exposições da videoconferência sobre o PMSE transmitida na Escola Municipal Fazenda Coutos foram conduzidas pela representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba (SP), Doris Cardoso Prudente Bertolino. “Procurei informar a minha condição de voluntária da Mobilização e ajudá-los nas suas ansiedades, baseada em minhas experiências sociais. Também procurei informar sobre a importância de se ter um Comitê de Mobilização Social pela Educação que possa coordenar as atividades locais de incentivo à interação família-escola-comunidade e, do mesmo modo, sobre a importância da leitura e distribuição da cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos às famílias dos estudantes", relata Doris Bertolino.

A videoconferência foi acompanhada por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente de Salvador (SEDHAM), de associações de bairro e outras organizações, além de educadores, pais e mães de alunos que também tiveram oportunidade de discutir os problemas, como a falta de segurança e de acessibilidade nas escolas, que têm comprometido a qualidade da educação pública oferecida na região da Escola Municipal Fazenda Coutos.

Para colaborar com a busca de soluções para essas demandas e, consequentemente, com a melhoria da qualidade do ensino na região, Doris Bertolino orientou os mobilizadores presentes à conferência a tomarem conhecimento sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas locais e sobre a mensagem da cartilha da Mobilização.

Região Nordeste de Amaralina

A primeira videoconferência do mês de março sobre o PMSE em Salvador foi promovida no dia 03, ao longo da programação do Mutirão direcionado à comunidade da Região Nordeste de Amaralina. Nessa atividade, as exposições foram conduzidas pela consultora Maisa Cardoso.

A videoconferência foi acompanhada por representantes da Secretaria Municipal de Educação de Salvador, pais e mães de alunos, lideranças sociais e educadores que receberam orientações sobre como formar um Comitê de Mobilização Social pela Educação que deverá estimular a participação da sociedade e das famílias nas ações em prol da melhoria da qualidade da educação pública local.

Nenhum comentário: