quarta-feira, 28 de março de 2012

Interação família-escola-comunidade é fortalecida em Trombudo Central (SC)

Escola de Pais no CEI Charlote Schindler
Com o intuito de incentivar a participação das famílias na vida escolar dos alunos, unidades de ensino do município catarinense de Trombudo Central iniciaram, neste mês de março, o programa Mobilização Social pela Educação – Escola de Pais. Por meio de encontros com as famílias e de avaliações institucionais baseadas em indicadores da Educação Infantil, os mobilizadores locais pretendem elaborar plano de metas e mensurar o conhecimento de pais e educadores a respeito das escolas.

“Em Trombudo Central já existem muitas práticas acontecendo nos Centros Educacionais (CEs) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs). Esta proposta surge no sentido de sistematizar e organizar ações coletivas e estruturadas de participação e ação, que, contudo, respeitem a diversidade e o contexto de cada unidade e comunidade educacional, mas que visem a ampliação das ações realizadas e a parceria num grande projeto educacional”, destaca a justificativa do programa.

Familiares de alunos do CEI Cinderela
Entre as escolas que já receberam as atividades do programa, durante esta semana, familiares de alunos e a comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Cinderela se reuniram para debater formas de melhorar, em conjunto, o aproveitamento do ensino oferecido na unidade.

Atividade semelhante foi desenvolvida na CEI Arthur Kroencke, que, além de realizar a avaliação institucional, aproveitou a presença da comunidade para divulgar o estatuto social da escola. Aprovado no mesmo dia de realização da escola de pais na unidade de ensino – 13 de março –, o estatuto vai colaborar, juntamente com a avaliação da escola, para a construção do plano de metas da unidade de ensino. O encontro também marcou a eleição e a posse da diretoria.

Pais e educadores se reuniram no CEI Arthur Kroencke
A primeira escola a receber as ações do programa, no início do mês de março, foi o CEI Charlote Schindler, que mobilizou a comunidade para discutir a avaliação da escola com base em indicadores, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apresentados pela instituição de ensino.

Além dos encontros com as famílias e dos debates sobre o desempenho das escolas nos indicadores da Educação Infantil, as unidades de ensino programam, até o fim do ano letivo de 2012, uma série de mostras de trabalhos sobre os temas diversidade e leitura, bem como dias da família na escola e confraternizações envolvendo a comunidade.

Acesse aqui o conteúdo completo e a agenda do Programa Mobilização Social pela Educação – Escola de Pais, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Trombudo Central (SC). 

Leia mais sobre as ações nas escolas de Trombudo Central no blog da Secretaria Municipal de Educação: http://educatc.blogspot.com.br/

Com informações de Cátia Regina Marangoni Geremias, mobilizadora em Trombudo Central (SC). 

2 comentários:

Tiago Jacó Goedert disse...

Parabéns a toda a equipe da secretaria de Educação de Trombudo Central. É muito gratificante ver que as coisas estão funcionando, e muito bem por sinal, em nossa querida cidade.
Achei muito interessante essa interação, pois como dizem: ''a educação vem de casa e não da escola''. Isso ajudará muito, tanto professores, quanto pais, para o desenvolvimento escolar das crianças. PARABÉNS!!!

Glaucia disse...

Como educadora da Rede Municipal de Trombudo Central, fico muito orgulhosa e com a convicção de estar no caminho certo. Sempre acreditei que para a criança/ aluno ter sucesso em seu processo escolar é de fundametal importancia a parceria saudável entre as Instituiçoes familia e escola. Reafirmando o que diz Içami Tiba: "A Educação não pode ser delegada somente a Escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre."