quinta-feira, 15 de março de 2012

Interação família-escola será ampliada no Norte do Tocantins e Sul do Maranhão

Oficina de Formação de Mobilizadores em Barra do Ouro (TO)
Voluntários de 12 municípios das regiões Norte do Tocantins e Sul do Maranhão reforçam, neste mês de março, a Mobilização Social pela Educação, envolvendo autoridades, famílias de alunos e representantes da comunidade em ações direcionadas à melhoria da qualidade do ensino público em ambas as regiões. No Tocantins, representantes de Darcinópolis, Barra do Ouro, Palmeiras do Tocantins, Palmeirante, Itapiratins e Tupiratins formam, neste mês, seus Comitês de Mobilização Social pela Educação que vão coordenar o incentivo à Interação família-escola-comunidade na região.

A iniciativa foi incentivada durante as Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, eventos realizados em 13 e 14 de fevereiro, na região tocantinense do Bico do Papagaio, por meio de parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Gaia Social - organização não governamental que atua há mais de 22 anos na área Desenvolvimento Sustentável no Brasil – e o Consórcio Estreito Energia (CESTE).

Acompanhe algumas das atividades previstas no Plano de Ação elaborado durante as Oficinas pelos representantes de cada município:

Aguiarnópolis (TO)

Os mobilizadores de Aguiarnópolis vão formar Comitê de Mobilização, buscar parcerias para imprimir exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, criar calendário de mobilizações e promover ações de divulgação sobre a Interação família-escola-comunidade.

Babaçulândia (TO)

Os mobilizadores de Babaçulândia vão convidar lideranças sociais para integrarem o Comitê de Mobilização. Programam, ainda, ações de divulgação sobre a Interação família-escola-comunidade e um evento para discutir a Mobilização Social pela Educação com a Comunidade.

Barra do Ouro (TO)

Os mobilizadores de Barra do Ouro vão promover reuniões bimestrais do Comitê de Mobilização para definir, entre outras ações, como cobrar do poder público melhorias nas estradas que dão acesso às escolas e a aquisição de mais veículos para o transporte escolar. Planejam, ainda, o “Dia D da Leitura” e o incentivo à Educação de Jovens e Adultos.

Carolina (MA)

Os voluntários de Carolina vão buscar apoio do Poder Legislativo às ações da Mobilização Social pela Educação. Programam, também, passeata e visitas às escolas para divulgar o tema à comunidade.

Darcinópolis (TO)

Os mobilizadores de Darcinópolis vão formar Comitê de Mobilização e promover eventos, como o “dia D nas escolas”, com a participação da comunidade, para sensibilizar famílias, lideranças e autoridades sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. Vão articular, ainda, a divulgar de frases da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos no contracheque dos servidores.

Estreito (MA)

Os Comitês de Mobilização, formados por escola, vão atuar em cada unidade de ensino.

Filadélfia (TO)


O Comitês de Mobilização vai buscar o apoio dos estudantes que representaram o município na Oficina de Formação de Mobilizadores.

Goiatins (TO)


Os mobilizadores de Goiatins vão incentivar a participação da comunidade no cotidiano escolar e cobrar, junto ao poder público, melhorias na alimentação escolar.

Itapiratins (TO)


Os mobilizadores de Itapiratins vão realizar o “Dia da Família na Escola” e encaminhar à Câmara Municipal a proposta de criação do Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação.

Palmeirante (TO)

O Comitê de Mobilização de Palmeirante vai organizar uma conferência para divulgar a Mobilização Social pela Educação à comunidade. Programa, ainda, cobrar do poder público soluções para problemas enfrentadas pelos estudantes de área rurais, como más condições das estradas.

Palmeiras do Tocantins (TO)


Os mobilizadores de Palmeiras do Tocantins vão aproveitar o calendário de eventos da cidade para divulgar a Mobilização Social pela Educação à comunidade.

Tupiratins (TO)

Os mobilizadores de Tupiratins vão produzir um jornal para divulgar a Mobilização Social pela Educação no município.

Acesse aqui o Relatório completo sobre as Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizadas na região do Bico do Papagaio e os Planos de Ação elaborados pelos participantes desses eventos para promover a Interação família-escola-comunidade na região.

Nenhum comentário: