segunda-feira, 19 de março de 2012

Itajaí (SC) divulga balanço de ações e composição de Comitê de Mobilização Social pela Educação

As ações de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas desde 2009 no município catarinense de Itajaí vêm sendo reforçadas pela atuação do Comitê de Mobilização local, composto por educadores e representantes da Secretaria Municipal de Educação. Chamado pelos mobilizadores de Comitê Interação entre Família, Escola e Sociedade Organizada de Itajaí (CIFESO), o grupo tem como objetivo promover articulação com gestores escolares, associações de pais e professores, conselhos escolares, entre outros, para a melhoria da qualidade do ensino.

Entre as ações promovidas pelo Comitê para estimular a participação dos familiares no cotidiano de estudos dos filhos, no dia 28 de fevereiro, os mobilizadores apresentaram a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos à comunidade do Centro de Educação Pedro Rizzi. Durante a atividade, que marcou a adesão do município à Campanha de Mobilização na volta às aulas, foram distribuídos cerca de 1.400 exemplares da publicação. 

Balanço das ações 2009 a 2011

A mobilizadora e integrante do CIFESO, Nádia Regina Machado, fez um balanço das ações realizadas em Itajaí com o intuito de aproximar familiares, educadores e comunidade. Entre encontros com instituições religiosas, representantes de veículos de comunicação locais e profissionais da educação, a estimativa da mobilizadora é que, apenas em 2009, mais de mil pessoas conheceram a Mobilização Social pela Educação na cidade catarinense.

Em 2010, os mobilizadores itajaienses participaram de eventos direcionados a Conselhos Escolares e buscaram fortalecer a Mobilização na cidade por meio de atividades de formação, apoiadas pela Secretaria Municipal de Educação, envolvendo conselheiros, educadores e lideranças comunitárias.  

A formação continuada integrada: Associação de Pais e Professores (APP)/Conselho Escolar/Educação em família, conduzida pela mobilizadora Nádia Regina, teve continuidade em 2011. Como resultado dos eventos de formação, em dezembro do ano passado, foi instalado o Comitê Interação entre Família, Escola e Sociedade Organizada de Itajaí (CIFESO).

Confira abaixo a composição do Comitê Interação entre Família, Escola e Sociedade Organizada de Itajaí (CIFESO):

Nenhum comentário: