segunda-feira, 26 de março de 2012

Mobilizadores da Votorantim debatem importância do engajamento social pela melhoria da educação

Motivar as pessoas a tomarem parte em ações e se responsabilizarem pela melhoria da qualidade da educação. Essa é uma das funções dos mobilizadores do Parceira Votorantim pela Educação – PVE, que estiveram reunidos em uma oficina, na última quarta-feira (14/03), em São Paulo (SP), para discutir a importância do engajamento social. O evento foi direcionado aos mobilizadores que não conseguiram participar do primeiro encontro, realizado nos dias 13 e 14 de fevereiro.

Quando questionados sobre o que é mobilização, os participantes não titubearam: “trata-se de criar no outro a vontade de melhorar a educação”, disseram. Para a mobilizadora de Niquelândia (GO), Diana Mendes, a motivação para atuar em prol da educação surge quando a pessoa sente que faz parte de um todo. “Muitas vezes, as pessoas não se sentem responsáveis pela educação e acham que não precisam se comprometer com qualquer melhoria”, avaliou.  Segundo a coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa – CEDAC, Maura Barbosa, “é preciso se sentir motivado para tomar parte na causa”.

Durante a oficina, os mobilizadores também debateram sobre a importância do apoio do consultor para a realização das metas do PVE. “O consultor vai legitimar as ações no município. Para a construção do projeto, o contato entre consultor e mobilizador deve ser constante”, aconselhou Maura Barbosa.

Próximos passos


Após a realização das oficinas, os mobilizadores iniciam o primeiro ciclo do PVE, cujo norte é o planejamento. Nessa etapa, os objetivos são: incentivar a família a acompanhar a vida escolar de seus filhos; apoiar os gestor público na elaboração do Plano Municipal de Educação – PME; e ajudar o gestor escolar a organizar o Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE.

Nenhum comentário: