quarta-feira, 14 de março de 2012

Mobilizadores de Natal (RN) reforçam incentivo à interação família-escola em 2012

Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação da região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, reforçam a Campanha de Mobilização na volta às aulas nesses dois primeiros meses do ano letivo de 2012. Além das escolas públicas da capital e de empresas parceiras, as ações de estímulo à interação família-escola-comunidade têm alcançado pais e mães de alunos dos municípios de Vera Cruz, Parnamirim, Macaíba e São José de Mipibu.

Em todas as localidades, as famílias têm sido orientadas sobre a importância da atenção dispensada à vida escolar dos filhos e sobre os reflexos desse acompanhamento para a garantia do sucesso escolar.

A empresa Miranda Computação, parceira do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) em Natal, promoveu reunião com seus colaboradores, em fevereiro, para dialogar sobre o tema e para reforçar a importância da observação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola dos filhos, além do controle social sobre recursos públicos que garantem benefícios como merenda e livro didático. A reunião foi conduzida pela coordenadora da Mobilização Social pela Educação na empresa, Raylane Thayna.

Nas unidades de ensino, por sua vez, as atividades da campanha de volta às aulas têm sido divididas em grupos de voluntários que atuam por cidade e região. Em Vera Cruz, o incentivo à interação família-escola comunidade é organizado pela secretária municipal de Educação, Maria de Fátima Viegas Gomes. Em Parnamirim, as ações têm sido conduzidas pelo mobilizadores Jose Jair da Silva e Eliude Campos de Freitas. O trabalho nas escolas de Macaíba tem sido orientado pelo mobilizador Dalton Ivo Sousa de Medeiros.

Em Natal, a Mobilização é coordenada, na Escola Estadual Hegessipo Reis, por Elizabeth Maria Costa; no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Ilka Soares da Silva, pelas voluntárias Ericelma Alves da Sousa e Marcilene Paulino da Silva; na Escola Estadual Passo da Pátria, por Ney Rocha de Freitas; na Escola Estadual Jorge Fernandes, por Raimunda Rita; e na Escola Estadual Stella Gonçalves, pelas mobilizadoras, Maristella Costa e Isabel Cristina Teixeira de Castro.

Técnicos do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC, que integram o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Natal, também promovem visitas à Escola Estadual Hilton Gurgel de Castro (CAIC), no município de São José de Mipibu, com o objetivo de dialogar com as famílias dos alunos.

Com informações de Ione Campos Freitas, representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação da região metropolitana de Natal.

Nenhum comentário: