segunda-feira, 5 de março de 2012

Mobilizadores de Santa Helena de Goiás adotam escola municipal como foco prioritário para melhoria do ensino

Apresentação sobre o PMSE em Santa Helena de Goiás
A Escola Municipal de Educação Básica Paula Lopes, em Santa Helena de Goiás, foi definida como unidade prioritária para a atuação dos mobilizadores sociais pela educação locais em prol da melhoria da qualidade do ensino. A seleção da escola foi feita no dia 29 de fevereiro, em reunião desses mobilizadores realizada por meio de parceria entre representantes do Instituto Camargo Corrêa (ICC), da Secretária Municipal de Educação e do Ministério da Educação (MEC).

A agenda da reunião incluiu apresentação sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) coordenado pelo MEC. A exposição sobre o tema foi conduzida pelos representantes do ministério, Otto Cavalcante Medina e Paulo Ronaldo dos Santos. Além dos parceiros idealizadores do encontro, a atividade contou com a participação de membros do Consórcio Ferrosul, do Conselho Tutelar e da Igreja Católica.

A secretaria Municipal de Educação de Santa Helena de Goiás, Rosemary Borges, sugeriu que a Escola Paula Lopes fosse escolhida como piloto para as ações iniciais de mobilização no município, tendo em vista a proximidade da unidade de ensino com o escritório da Ferrosul e, ao mesmo tempo, sua localização em área de vulnerabilidade social.

Voluntários vão formar Comitê de Mobilização
Nas discussões promovidas durante a reunião, os profissionais das organizações participantes também apresentaram sugestões para o desenho do Projeto de Mobilização que será desenvolvido no município em parceria entre o ICC, a sociedade local e o MEC.

Entre os pontos fundamentais para o alcance dos objetivos da parceria de ampliar a participação das famílias na vida escolar dos filhos e de envolver a comunidade em ações que possam colaborar com a melhoria da qualidade da educação pública na cidade, os participantes da reunião se comprometeram em capacitar novos mobilizadores vinculados ao Instituto Camargo Corrêa, à sociedade e aos órgãos públicos de Santa Helena de Goiás. Vão investir, ainda, na formação de um Comitê de Mobilização Social pela Educação que deverá conduzir as atividades de incentivo à Interação família-escola-comunidade.

A reunião contou, ainda, com presença do padre Vicente Duarte; da conselheira tutelar e membro do Movimento Espírita, Lourrainy Gomes dos Santos; das coordenadoras pedagógicas da Semed, Márcia Cardozo Marquez dos Santos e Geralda Martins Ferreira; dos representantes do Consórcio Ferrosul, José Saraiva Filho, Daiane Boff Alves, Wanderson Modesto de Freitas, Nei Gricbler, Flavia Netto, Pâmela Gomes Campos Ferreira, Antonio Montoro Neto, Jaime Carlos Pereira do Bem e Fernando Mendes; dos representantes do Instituto Camargo Corrêa, Flávio Carlos Seixas e Livia Guimarães; e a representante da Construtora Camargo Corrêa, Elba Cristina de Moraes.

Nenhum comentário: