terça-feira, 20 de março de 2012

Mutirão de matrículas alcança jovens, adultos e idosos em Planaltino (BA)

Jovens, adultos e idosos do Povoado da Angélica e do Assentamento São Diogo, distritos do município baiano de Planaltino, foram visitados, nesses meses de fevereiro e março de 2012, por mobilizadores sociais pela educação que promoveram o Mutirão de Matrículas na região. Orientada pela Secretaria Municipal de Educação de Planaltino (SEMEC), a ação foi realizada pela equipe de educadores do Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças.

Segundo a diretora do Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças, Manoela Caliz, a equipe da escola aderiu à Mobilização Social pela Educação promovida pela SEMEC/Planaltino e vem desenvolvendo iniciativas para envolver toda a sociedade em ações que visem à garantia do direito de aprender. “Especificamente, nossa escola tinha como objetivo realizar as matrículas destinadas aos jovens, adultos e idosos”, afirma.

Manoela Caliz ainda explica que a equipe de educadores também envolveu em suas visitas realizadas em períodos noturnos, além desse público, todos aqueles que ainda não estavam matriculados. “Esses momentos foram bastante significativos, já que, conhecendo um pouco da vida desses educandos, tivemos condições de relacionar melhor a sua realidade com o planejamento pedagógico que será trabalhado em sala de aula”, pontua.

Mutirão de Matrículas 2012

O Mutirão de Matrículas 2012 – Planaltino Mobilizado pela Educação – é uma ação incentivada pela SEMEC/Planaltino que teve início no dia 18 de janeiro de 2012. O trabalho envolve, além de representantes da secretaria, conselheiros tutelares, diretores, professores e coordenadores pedagógicos de todas as escolas públicas do município.

Durante as visitas, os monitores discutem com as famílias o conteúdo de folder com dicas retiradas da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Após a conversa com os familiares, o folder é afixado em local estratégico da casa. Além de incentivar as matrículas de crianças e adolescentes, a ação também visa conquistar novos alunos para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para atuarem junto às famílias, foram formados quatro grupos com, aproximadamente, 16 monitores cada, liderados por professores da rede municipal. Os mais de 60 agentes participaram, em janeiro, de capacitação promovida pela Secretaria de Educação para oferecer orientações sobre como abordar as famílias e preencher corretamente as fichas de matrícula, além de tomarem conhecimento a respeito das atribuições de monitores e coordenadores.

Acesse aqui mais informações sobre o Mutirão de Matrículas em Planaltino

Nenhum comentário: