segunda-feira, 12 de março de 2012

Projeto Família que Protege aproxima pais e educadores em escolas de Almirante Tamandaré (PR)

As unidades de ensino da rede pública de Almirante Tamandaré (PR) vêm desenvolvendo, neste período de volta às aulas, ações do projeto “Família que Protege”, que tem como intuito aproximar os familiares de alunos dos profissionais da educação e do ambiente escolar. Nos dias 7 de março, 27 e 23 de fevereiro, as escolas municipais Vereador Vicente Kochany, Bortolo Lovato e Alexandre Perussi receberam, respectivamente, as atividades do projeto, que conta com exposições conduzidas pela doutora em pedagogia, Ângela Mendonça, que também assessora o Centro de Apoio às Promotorias da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Paraná.

Escola Municipal Vereador Vicente Kochany

Cartaz elaborado por alunos da EM Vicente Kochany
para o Projeto Família que protege
Além de incentivar a interação família-escola, a atividade realizada na EM Vereador Vicente Kochany teve como objetivo prestar homenagens às mulheres da comunidade local, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Para tanto, alunos da instituição confeccionaram cartazes sobre ambos os temas, que foram afixados por toda a escola.

O evento contou com apoio do secretário municipal de Educação de Almirante Tamandaré, Romildo Brito, e com palestras ministradas pela pedagoga Ângela Mendonça e pela diretora da unidade de ensino, Atailza Geni Ciona Klaine. A atividade reuniu, ainda, representantes dos centros municipais de Educação Infantil (CMEI) Dona Ruth, Cacilda de Oliveira Nogueira e Joana de Angelis, bem como do Colégio Estadual Tancredo Neves e da Escola Isaac Newton.

Escola Municipal Bortolo Lovato

Palestra sobre interação família-escola
na EM Bortolo Lovato
Na EM Bortolo Lovato, a palestra da doutora em pedagogia, Ângela Mendonça, que abordou temas como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi bem recebida pelos pais de alunos da instituição. A diretora da escola, Vera Von Kriger, compartilhou com o Blog da Mobilização o entusiasmo de uma mãe de aluno do 1º ano. “Gostei muito da palestra. Todos os pais e pessoas de nossa comunidade precisam ter acesso a essas informações e procurar ajudar a todos que trabalham na escola para que nossas crianças tenham uma educação cada vez melhor”, afirmou a mãe.

Também participaram do evento representantes do CMEI Octacília Betes Chimelli e do Colégio Estadual Professora Angela Sandri Teixeira.

Escola Municipal Alexandre Perussi

Debate sobre o papel da escola, família e comunidade
na EM Alexandre Perussi
Para debater sobre os direitos e deveres dos filhos, dos pais e das instituições de ensino, a EM Alexandre Perussi recebeu a comunidade escolar da EM Mirta Naves Prosdócimo e do Centro Municipal de Educação Infantil do Jardim Bonfim, além do secretário de Educação, de representantes do Setor Pedagógico Anos Iniciais e gestores escolares.

“Acreditamos no comprometimento e na responsabilidade dos pais. Prova disso foi o número de participantes. O Família que Protege veio para amparar os pais diante de situações muitas vezes alheias aos seus conhecimentos, bem como para propiciar um envolvimento maior com a instituição onde seu filho passa boa parte do tempo, deixando claro o que é de responsabilidade de cada um. Pais e Escola: essa parceria dá certo”, refletiu a diretora da Escola Municipal Alexandre Perussi, Elizabete Balland de Oliveira.

Nenhum comentário: