terça-feira, 13 de março de 2012

RN: interação família-escola é incentivada por parceiro da região do Seridó

Mensagem de fevereiro
Os encartes promocionais dos meses de fevereiro e março da Rede Seridó de Supermercados, no Rio Grande do Norte, apresentam mensagens às famílias sobre a importância da aproximação e do diálogo com os profissionais das unidades de ensino para o sucesso escolar do aluno. Inspirada no conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, a comunicação é resultado da parceria acordada entre os mobilizadores sociais pela educação de Parelhas, Currais Novos e Caicó, municípios da região do Seridó, e os representantes da rede.

A primeira mensagem direcionada às famílias foi impressa no encarte promocional de volta às aulas e orientava pais e mães sobre como participar da rotina de estudos dos filhos. O segundo comunicado, distribuído no início do mês de março, ensinou como as famílias devem manifestar interesse pela trajetória de formação escolar das crianças e dos jovens sob sua responsabilidade.

A publicação tem tiragem de 70 mil exemplares e é produzida para distribuição de casa em casa, nas 16 cidades da região onde a rede possui unidades.

Segundo os mobilizadores Geraldo Soares Wanderley e Ana Etelvina Neta de Araújo, a parceria terá continuidade nos próximos meses, sempre com estratégias voltadas à divulgação da Mobilização Social pela Educação.

Confira o conteúdo da publicação do mês de fevereiro:

Pais e mães: sua participação na Escola de seu filho é muito importante.
Como participar da vida escolar do seu filho:
 
• visite a escola sempre que puder. Não espere ser convidado;
• procure conhecer o trabalho que é realizado com o seu filho;
• converse com os professores;
• pergunte aos professores como seus filhos estão nos estudos;
• peça orientação sobre como ajudar seu filho em casa;
• leia bilhetes e avisos e responda quando necessário;
• fiscalize a qualidade do ensino oferecido pela escola;
• compareça às reuniões.
Para a educação melhorar, todos devem participar.
 
Confira o conteúdo da publicação do mês de março:
 
Como os pais devem manifestar interesse pela educação dos filhos 
Mensagem de março

• o interesse dos pais pela educação dos filhos é muito importante. As crianças e os jovens gostam de saber que os pais sentem orgulho por eles estarem estudando.
• matriculem seus filhos na educação infantil. Quanto mais cedo eles começarem a estudar, mais sucesso terão em sua vida escolar.
• incentivem seus filhos a continuar estudando. Mostrem que, quanto mais eles estudarem, terão mais oportunidades profissionais e pessoais.
• conversem com seus filhos sobre a escola, a professora, os colegas, o que eles estão
aprendendo, do que mais gostam.
• ajudem seus filhos a cuidar do material escolar e do uniforme.
• cuidem da saúde de seus filhos e mantenham as vacinas em dia. Se vocês notarem algum problema, procurem o posto de saúde.

Com informações de Geraldo Wanderley e Ana Etelvina, mobilizadores sociais pela Educação na Região do Seridó

Um comentário:

blog A VOZ DO SETOR 13 disse...

É uma excelente iniciativa destes mobilizadores, parabéns. Quando alguém quer realizar alguma coisa pela comunidade ela, sempre consegue.
Estou lutando para implantar o meu PROJETO IMPACTO DENGUE, que consiste em criar uma biblioteca e Internet Comunitária para moradores carentes do meu bairro em Mossoró-RN, mas como ainda não tive apoio, só criei a biblioteca, que já conta com mais de quinhentos livros doados por pessoas que acreditam neste meu projeto.
Não vou desistir, algum dia, alguém vai me dar o apoio que preciso.

José Anatalício do Nascimento
Coordenador do PROJ. IMPACTO DENGUE